Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil, nesta quinta-feira (30), terminou com quatro presos. Dois deles foram abordados na BR-470, em Bento Gonçalves, em um veículo Ka alugado. Os outros foram localizados horas depois em Vacaria.
Dentro do carro onde estava a primeira dupla detida foram apreendidas máquinas de cartão e cerca de R$ 5 mil em dinheiro. Conforme e a PRF, os homens de 26 anos foram filmados enquanto aplicavam golpes e as roupas utilizadas para o crime, além de bonés, foram encontradas dentro do veículo.
Após a prisão dos dois, investigações policiais chegaram aos outros envolvidos. Eles estavam em um veículo Argo passando pelo município de Vacaria. A dupla, de 30 e 40 anos, também transportavam diversas máquinas de cartão. As identificações dos quatro presos, naturais de São Paulo, não foram divulgadas.
De acordo com a PRF, eles fingiam serem funcionários do Banco Central e telefonavam para as vítimas informando que o seu cartão havia sido clonado. Eles afirmavam, ainda, que um enviado do Banco Central iria até a casa da vítima para recolher os cartões e encaminhar à perícia. Com isso, um integrante da quadrilha ia até o endereço e levava todos os cartões pessoais.
Os criminosos faziam compras, inclusive através de máquinas próprias. A origem dos aparelhos será investigada. Membros da mesma quadrilha agem em diversas regiões do estado.