Uma reunião na sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Serra com os comandantes de batalhões que atuam na região está marcada para as 15h30min desta segunda-feira (19) em Caxias do Sul. O encontro deve tratar da distribuição dos novos soldados da Brigada Militar que vão atuar nos municípios da Serra. O incremento de efetivo vai proporcionar a criação de um Batalhão de Choque com 110 novos policiais militares que vão atuar nos municípios da região. A sede ficará em Caxias do Sul, mas o local ainda não foi definido.
Na tarde de sexta-feira (16), o prefeito de Caxias, Daniel Guerra, se reuniu com o comandante do CRPO Serra, coronel Glauco Alexandre Braga, para tratar da implantação deste novo batalhão e informou que a prefeitura estaria disposta a auxiliar na oferta de local para a instalação do agrupamento.
Leia também
Governo do RS anuncia novo Batalhão de Choque e Serra ganhará 110 PMs em agosto
"Maior poder e resposta imediata", diz comando sobre nova tropa de choque na Serra
O major Álvaro Martinelli, atualmente comandante do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT) com sede em Bento Gonçalves, estava presente neste encontro. Embora a prefeitura tenha informado que Martinelli será o comandante do Batalhão de Choque, oficialmente a informação não é confirmada pela corporação, porque depende de nomeação e publicação no Diário Oficial do Estado.
A estrutura para o funcionamento da nova divisão também será discutida porque a ampliação do efetivo também vai demandar maiores investimentos em viaturas e equipamentos, como armamento. Por isso, a reunião desta segunda será fundamental para apontar como se dará o início dos trabalhos e também quais serão as cidades e regiões dos municípios contemplados com as primeiras ações do Batalhão de Choque.