Correção: o policial Leandro de Oliveira Lopes foi morto em Pareci Novo, e não em São Sebastião do Caí, como divulgado entre 9h e 11h22min. O texto já foi corrigido.
Um policial civil foi assassinado em uma operação em Pareci Novo, no Vale do Caí, na manhã desta quarta-feira (1º). Leandro de Oliveira Lopes, 30 anos, que trabalhava para a Delegacia de Homicídios de Canoas, foi atingido por um tiro disparado por criminosos enquanto tentavam cumprir um mandado de prisão de um foragido ligado ao tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Luis Antônio Reis Fermino, titular da Delegacia de Homicídios de Canoas, que acompanhava a operação, criminosos abriram fogo assim que os policiais se aproximaram do sítio onde estaria o bandido. O disparo atingiu o policial entre o colete e o ombro.
Colegas o levaram para o hospital, onde médicos tentaram submetê-lo a cirurgia, mas ele não resistiu.
Lopes ingressou na Polícia Civil no ano passado, na última turma de aprovados para o concurso público para a corporação, e havia concluído em dezembro o curso de formação. Ele era casado e deixa uma filha recém-nascida. O subchefe de polícia do Rio Grande do Sul, Leonel Carivalli, informou que a polícia já está providenciando atendimento psicológico aos familiares dele.
— Vamos publicar uma nota de pesar, mas nosso primeiro trabalho foi dar atenção total à vítima — afirmou.
Em seu perfil no Twitter, o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, lamentou a morte de Lopes:
Os criminosos que atiraram teriam fugido para um matagal próximo da RS-124. Após o crime, a Polícia Civil enviou um helicóptero e reforço de efetivo para o cerco no local. Não há informações de presos até o momento.
Leia também
Cerca de 3 mil aproveitam o feriado em ato show, em Caxias do Sul
Audiência nesta quarta-feira discute Plano de Saneamento para Caxias do Sul
Números mostram que frio perdeu força no outono de Caxias do Sul