Após uma onda de assaltos a ônibus urbanos registrada em abril em Caxias do Sul, com 22 ocorrências até agora, a Brigada Militar vai lançar a Operação Transporte Seguro, que visa disponibilizar efetivo para abordagem de suspeitos nas paradas das linhas identificadas como mais vulneráveis à ação dos assaltantes e também manter dois soldados em determinados coletivos das mesmas linhas, acompanhando o trajeto nos turnos do fim da tarde e início da noite. A intenção é tentar evitar os crimes e ter a polícia próxima caso venham a acontecer.
De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, as linhas identificadas como as com maior incidência de assaltos ficam na zonas leste e norte. Na semana passada, segundo o comandante, algumas ações já haviam sido feitas, mas devem se intensificar a partir desta quinta-feira.
-Vamos seguir com essa estratégia pelo menos até o final do mês, para fazer com que retorne a sensação de segurança nessas linhas - declara Ribas.
O perfil dos assaltantes, de acordo com o comandante, é de usuários de drogas, que roubam valores pequenos para consumir entorpecentes e depois retornam a assaltar. Por serem assaltos imediatistas a ação preventiva é dificultada para a polícia, mas a operação busca contornar esta situação.