Uma semana após anunciar que as casas de acolhimento estavam lotadas, a prefeitura de Caxias do Sul oficializou a abertura de mais 20 vagas emergenciais no Programa de Apoio à Saída da Rua – PAS Rua, com sede no bairro Cidade Nova. Agora, a Fundação de Assistência Social (FAS) consegue atender diariamente 140 pessoas em situação de rua.
Conforme a presidente da instituição, Georgia Tomasi, a abertura de vagas foi decidida após a alta demanda pelo acolhimento.
— A partir dessa carência, houve a necessidade de ampliar o número de vagas. Chegamos, então, a oficializar a abertura das 20 vagas a mais para o PAS Rua, que é o serviço que tem capacidade física de ampliação de forma emergencial. Agora, vamos trabalhar com essas demandas que estão vindo nas últimas semanas para que possamos pensar, enquanto município, outras propostas para trabalhar de maneira mais assertiva com as pessoas em situação de rua – explica.
Nesta semana serão divulgados dados colhidos durante a força-tarefa de março. A expectativa é que o município forneça números de abordagens e pessoas encaminhadas para a cidades de origens, entre outros. Estimativas recentes, com base no Cadastro Único, indicam que cerca de 750 pessoas estejam em situação de rua em Caxias do Sul.
Desde fevereiro, uma força-tarefa para atender esse público é realizada por servidores da FAS, da Codeca, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Guarda Municipal. No período foi identificado aumento de 10% nos atendimentos realizados pelo Centro Pop Rua e, consequentemente, houve lotação máxima nas casas de acolhimento.
Suporte aos moradores de rua
Caxias do Sul também conta com a Casa de Passagem Carlos Miguel dos Santos e com a Casa de Acolhida São Francisco de Assis para atender pessoas e famílias em processo de saída das ruas. No PAS-Rua, os atendidos também têm acesso a serviços complementares como tratamento de saúde, educação e inclusão no mercado de trabalho.