A abertura dos portões dos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, levou centenas de caxienses a aproveitar o domingo ensolarado no único parque oficialmente aberto na cidade após o decreto nº 21.091, da última sexta-feira, que inclui o centro de eventos como parque temático em área turística. Muitas pessoas, no entanto, voltaram a procurar lugares cuja circulação está proibida, como o Parque dos Macaquinhos e o Jardim Botânico. A circulação foi maior do que a verificada em finais de semana recentes.
Muitos dos que recorreram aos Pavilhões optaram por ir logo no começo da tarde, para evitar o período de movimentação mais intensa. Foi o caso do casal Felipe e Diana Corá, moradores do bairro Rio Branco, que levaram os filhos Tiago, Isabel e Sophia para andar de bicicleta - hobby preferido da gurizada.
- Um amigo postou na rede social que os Pavilhões estavam abertos e que ele viria usufruir, daí copiamos a ideia. Queríamos dar às crianças um pouco de contato com a natureza, matar a saudade de andar de bicicleta, agora que eles entraram na fase de tirar as rodinhas. Como moramos em apartamento, buscamos preencher o tempo com outras atividades, mas elas sentem falta de ter mais espaço pra brincar - conta Felipe.
No gramado dos Pavilhões, Viviane e Claudemar Rigotti fizeram piquenique com a filha Eloah, de apenas um ano, e a cadelinha Laica. Moradores do bairro Bela Vista, escolheram o centro de eventos por ser um lugar mais amplo, e dessa forma mais fácil de evitar aglomerações do que as praças do bairro.
- Desde março estou isolada junto com a menina, e o Claudemar é quem sai para fazer as compras no mercado e farmácia. É o primeiro dia que saímos para curtir a céu aberto. A Eloah está aprendendo a caminhar a gente quis aproveitar esse momento pra ela poder colocar os pés na grama. Esse isolamento é cansativo e nos deixa tão estressados, que se não cuidar acaba interferindo no tratamento com a menina, que não tem culpa de nada - comenta a mãe.
No Jardim Botânico, repetiu-se a cena verificada nos últimos finais de semana. Muitas pessoas no entorno do parque, na Rua Atílio Andreazza, e dezenas ignorando o portão fechado e entrando por uma abertura em um cercado de madeira para ingressar no local. Algumas chegavam a rir da proibição, mostrando como a pandemia e seus riscos não são levados a sério por parte da população. No Parque dos Macaquinhos a aglomeração foi ainda maior. Dezenas de pessoas utilizaram as canchas de areia para jogar vôlei, enquanto um grupo bateu bola no espaço onde ficam os equipamentos de ginástica.
A Operação Dispersão, força-tarefa realizada nas últimas semanas por forças de segurança pública de Caxias do Sul - que no sábado chegou a interromper uma aglomeração de 75 pessoas em um bar - não foi realizada neste domingo. De acordo com a Guarda Municipal, foi feito apenas patrulhamento normal dos finais de semana.
A prefeitura obteve vitória na Justiça contra uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) que pedia a suspensão do decreto - que delibera contra restrições impostas pela bandeira vermelha do distanciamento controlado do Estado. Mesmo assim, o executivo terá 72 horas para se manifestar sobre o assunto (a contar de sábado, ou seja, até terça-feira à noite).
Leia Também
Justiça não acolhe pedido liminar de Ministério Público e Caxias do Sul poderá abrir comércio e restaurantes nesta segunda
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 3.038 pacientes confirmados de coronavírus