A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 ocorreu na manhã desta quarta-feira (26) na Catedral Diocesana de Caxias do Sul. O bispo Dom José Gislon anunciou o tema da Campanha deste ano em coletiva, "Fraternidade e vida: dom e compromisso". Já o lema será "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele".
— Quando uma sociedade se une para olhar o bem comum, ela renasce. Precisamos vencer a globalização da indiferença. A campanha quer nos motivar a cuidarmos dos feridos de nossa sociedade — disse Gislon.
A frase do lema da Campanha da Fraternidade 2020 é uma referência à palavra do livro de Lucas, encontrada em capítulo da Bíblia. Na parábola, o bom samaritano interrompe seu trajeto para cuidar de um homem ferido que encontrou em seu caminho.
— O bom samaritano nos ensina que não podemos fazer caridade com distinção. Todo ser humano deve ser cuidado com carinho e dignidade — ressaltou Gislon
O bispo ainda aproveitou a oportunidade para adiantar que há um projeto para acolher moradores de rua em Caxias do Sul em parceria com o poder público. No entanto, ainda não dá detalhes:
— As pessoas merecem um espaço, um centro de acolhida e capacitação. Quem sabe um espaço para oferecer refeição, um lugar para tomar banho, trocar de roupa...
Leia também
"Não comporia uma chapa com a família Guerra", dispara ex-líder do prefeito cassado de Caxias
Em 31 meses, 16 pedidos de impeachment foram protocolados na Serra
Nome do PDT de Caxias para concorrer a prefeito será anunciado no dia 12 de março
''Partidos não têm ascensão nesse governo'', afirma secretário de Obras e presidente do PTB caxiense
Conforme o bispo, neste ano a Jornada Mundial dos Pobres - que ocorre em novembro - será fortalecida com mobilização da sociedade para que se comprometa com gestos de caridade.
A Campanha da Fraternidade é lançada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sempre na quarta-feira de Cinzas.