A companhia Máscara EnCena é uma das referências estaduais no uso de máscaras no teatro. Entre os reconhecimentos recentes do grupo estão o sucesso do espetáculo 2068 (foto acima) e a participação no Festival Internacional de Máscaras Masq’alors, no Canadá, com o ótimo Imobilhados. Um dos talentos do grupo é o caxiense Fábio Cuelli, responsável por ministrar uma oficina de construção de máscaras na terra natal. As aulas ocorrem entre 13 e 19 de janeiro, abordando o processo de criação de uma máscara expressiva a partir de estudos da anatomia do rosto humano, escultura na argila, molde da máscara em gesso, papietagem, pintura e acabamentos. Cada participante construirá a sua máscara mesclando técnica e processos sensoriais.
As aulas serão das 14h às 19h, no atelier localizado na Rua Doutor Emílio Ataliba Finger, 1.400, em Caxias. As inscrições podem ser feitas até sexta pelo e-mail contato@mascaraencena.com.br. O investimento é de R$ 990 (à vista), ou R$ 1.080 mil (em três vezes).
MAIS PARA 2020:
Além de programar a Oficina de Construção de Máscaras para 2020, Fábio e o grupo Máscara EnCena também realizam no próximo ano a quinta edição do Territórios da Máscara, iniciativa que reúne pesquisadores do uso da máscara provenientes de vários estados brasileiros e de países como a Itália e a Alemanha.
O grupo vai trazer ao Estado Hajo Shüler, da companhia alemã Familie Flöz, super-referência para o teatro com máscaras expressivas humanas. A programação ocorre de 10 a 17 de fevereiro, no bucólico Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, em Morro 1Reuter.
Vale marcar na agenda...