
O PSL começou na semana passada, pelo menos publicamente, a dar os primeiros passos em busca de um candidato à prefeitura de Caxias do Sul para as eleições de 2020. O primeiro nome pretendido é o do empresário Jaime Andreazza. Na tentativa de fortalecer a candidatura junto ao eleitorado do presidente da República, um integrante da sigla disse que Andreazza “é um Bolsonaro de carteirinha”.
Leia mais:
PSL de Caxias quer Jaime Andreazza como candidato a prefeito
PSL de Caxias oficializa convite para empresário se filiar e concorrer
Porém, a pretendida candidatura tem rejeição entre os filiados. Uma fonte diz que parte dos integrantes do partido gostaria de ter um candidato mais alinhado com o “jeitão” de Bolsonaro e que defendesse com “unhas e dentes” as manifestações do presidente. Com pouca estrutura partidária, a ideia é colar o nome escolhido na figura de Bolsonaro, como fizeram o ex-governador José Ivo Sartori (MDB), que transformou-se em Sartonaro, e a declaração de apoio de Eduardo Leite, que se elegeu governador.
Para emplacar uma candidatura, o qualquer candidato precisa de uma soma de esforços. No caso do PSL, o candidato deve ser identificado com as manifestações polêmicas de Bolsonaro, ter projeção na comunidade, respaldo financeiro para garantir uma estrutura mínima para a campanha, além de empatia.
Andreazza é proprietário de uma rede de supermercados e preenche alguns dos pré-requisitos para disputa eleitoral. Se estiver a fim de encarar a campanha para prefeito precisa ampliar sua participação na vida da comunidade para testar seu carisma com o eleitorado. O empresário bem-sucedido precisaria se acostumar com as críticas dirigidas pela população as pessoas que se somam a classe política.
Com perfil mais discreto e reservado, fontes observam que ele tem mudado o comportamento. Andreazza teria disposto a sair da zona de conforto e encarar um novo desafio?
:: Nos bastidores, dizem que o nome mais alinhado com o pensamento do presidente Jair Bolsonaro é o do empresário Sandro Alex Perussato, novo vice-presidente do PSL de Caxias.
Leia mais
Cenário eleitoral de Farroupilha é de incertezas
Reprovações abalam argumento de escolha de CCs por critérios técnicos no Governo Guerra
PSL de Caxias está sob novo comando