Motoristas de aplicativo de Caxias do Sul protestam nesta quinta-feira (27) em Caxias do Sul. Eles bloqueiam, no final da manhã, a Rua Moreira Cesar, no bairro Pio X, em frente à Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. O protesto é para pedir a flexibilização das exigências para a regulamentação da profissão na cidade.
A mobilização começou ainda no início da manhã, com a presença dos motoristas na sessão da Câmara de Vereadores. Dois representantes da Associação de Motoristas por Aplicativo do Rio Grande do Sul se pronunciaram na tribuna pedindo que a legislação atual seja alterada. Em seguida, informados de que o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, estaria na prefeitura, o grupo se deslocou ao Centro Administrativo. Lá, eles dizem terem sido informados de que Soares estava na secretaria, por isso se deslocaram até o bairro Pio X pouco antes das 11h.
Até o meio-dia, o grupo alternava bloqueios de trânsito com liberações. Transporte coletivo, motociclistas e veículos de saúde eram liberados. Ao longo do ato, porém, houve momentos tensos, com discussões entre motoristas parados e manifestantes. Um Sandero chegou a ser cercado e atingido por chutes e socos ao tentar passar pelo bloqueio. A atitude foi repreendida pelos próprios colegas dos manifestantes.
— Nossa orientação é para todos fazerem o movimento de forma pacífica —afirma o presidente da União dos Motoristas de Aplicativo de Caxias do Sul (Umacs), Gervásio Longui.
Durante a manifestação, também houve muitas discordâncias entre os manifestantes. Após receberem a informação de que seriam recebidos pelo secretário, parte dos motoristas propuseram que o trânsito fosse liberado até a hora da reunião, mas muitos não aceitaram. Por volta do meio-dia também chegou a ser proposto o retorno à prefeitura, mas eles desistiram na sequência. Por volta das 12h30min, um representante da fiscalização de trânsito tentava negociar com os manifestantes para que o ato ocorresse sem bloqueio. A secretaria de trânsito confirmou ao Pioneiro que os manifestantes serão recebidos por Cristiano de Abreu Soares às 14h desta quinta-feira (27).
Esse é o terceiro protesto realizado por motoristas de aplicativo em Caxias do Sul. O último foi na última segunda-feira. A exemplo da manifestação anterior, organizada no dia 8 de maio, os motoristas defendem a flexibilização da exigência de regulamentação de cursos à distância pelo Detran-RS ou outro órgão responsável para a realização da atividade. Além disso, querem que seja ampliado de um para três o número de motoristas que podem utilizar o mesmo veículo. Outra demanda é o aumento do tempo de utilização do automóvel para o uso na profissão, de oito para no mínimo doze anos.
Leia também
Polícia Civil investiga grupo que comanda venda de drogas de dentro do presídio de Canela
Menino de 10 anos é atropelado e motorista foge sem prestar socorro em Caxias
Uniforme, ônibus e cadernos são gratuitos em Pinto Bandeira, cidade que mais investe dinheiro na educação em todo o país