Não haveria período mais adequado para o longa italiano A Garota na Névoa estrear em Caxias do que num outono de chuva, cerração e neblina constantes. Um dos personagens mais tradicionais do frio serrano, a famosa “fog” ganha ares sinistros na tela da Sala de Cinema Ulysses Geremia. Na obra dirigida pelo estreante Donato Carrisi, a névoa serve para conceder o clima de incerteza e suspense que embala a história do desaparecimento de uma adolescente em Avechot, pequena cidade dos alpes italianos.
O filme abre diretamente com a cena que dá origem à trama: a menina Anna Lou saindo de casa em meio a uma forte névoa que embaça a vista do espectador e valoriza uma bela fotografia cheia de luzes e sombras – boa surpresa da produção, aliás. Logo, a imagem corta para um passeio “aéreo” por uma cidade visivelmente construída em maquete. O recurso é utilizado pelo diretor diversas vezes durante o filme, sugerindo um caráter de falsidade velada à cidade. É como se a maquete alertasse o espectador de que os habitantes de Avechot se movimentam de forma sempre premeditada, movidos por interesses próprios.
Carrisi, que além de dirigir também roteirizou o longa, constrói um mosaico com diversos personagens, o que acaba propositalmente confundindo a cabeça do espectador na busca por um culpado pelo sumiço de Anna Lou. É como se houvesse uma névoa constante sobre os fatos. O primeiro personagem a surgir é um psiquiatra, que recebe um telefonema no meio da noite e corre para atender o inspetor de polícia responsável pela investigação do caso. A conversa da dupla, sob o ponto de vista principal do inspetor (na pele do experiente ator Toni Servillo), é o fio condutor da história. Outros personagens relacionados à adolescente desaparecida (os pais, o admirador, o professor, a jornalista que já acompanhou casos semelhantes) vão surgindo a medida que o inspetor revela detalhes da investigação. Desses, o que ganha mais destaque é o professor Loris, acusado de ter raptado a menina depois que seu carro aparece num vídeo da menina. Ele é importante na história, mas o filme perde um pouco de tempo narrando situações domésticas, e sem importância alguma, protagonizadas por sua família.
O clima de suspense clássico é garantido por movimentos de câmera lentos e muitos closes. Como pano de fundo, o filme utiliza uma discussão interessante sobre o papel da imprensa e o sensacionalismo desenfreado que toma conta de coberturas sobre esse tipo de crime. No fundo, tanto os personagens da imprensa como o próprio inspetor de polícia que os abastece com informações (nem sempre verídicas) são movidos pelo ego. A frase “o pecado mais burro do Diabo é a vaidade”, repetida mais de uma vez no longa, reforça essa mensagem. Mas se a discussão filosófica não motivar o leitor à ida ao cinema, vale mais uma tentativa curiosa: o longa tem Beth Carvalho na trilha, embalando cena supermacabra.
Programe-se
:: O quê: suspense italiano A Garota na Névoa, de Donato Carrisi.
:: Quando: estreia nesta quinta (30) em fica em cartaz até este domingo (2), com sessões sempre às 19h30min.
:: Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).Quanto: R$ 10 e R$ 5 (estudantes, beneficiários ID Jovem, idosos e servidores municipais).
:: Duração: 127 minutos.
:: Indicação: 14 anos.