Um ato importante em tamanho esparramou-se pela Praça Dante no domingo à tarde, em defesa do Governo Jair Bolsonaro. Conforme solicitado pelo presidente, não houve menções aos fechamentos do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Sequer havia faixas pedindo intervenção militar, como é de praxe em eventos deste segmento político. Mas não foi possível eliminar de todo esse anseio, que domina parte dos simpatizantes do governo. Um manifestante fez um cartaz em um papelão, onde pede: "Quero os tanques nas ruas e fechar os 3 poderes".
Pelo Brasil, as manifestações programadas também obtiveram adesão nas capitais e em pelo menos 140 cidades. Centraram-se nas críticas ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a ministros do Supremo e ao bloco político chamado Centrão. Os atos também exaltaram os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Sergio Moro, da Justiça e Segurança.
Bolsonaro ganhou fôlego com os atos. Disse que as ruas deram recado “aos que teimam com velhas práticas”. Certamente se sentirá mais à vontade para seus movimentos políticos nos próximos dias, que, com frequência, criam problemas para o avanço da reforma da Previdência. Portanto, é a chamada “faca de dois gumes”.
Leia também
Governador volta a defender a privatização da ERS-122, em Farroupilha Manifestantes defendem Governo Bolsonaro em Caxias do Sul