Na última edição da Expointer, em Esteio, Dulce Bueno, 50, foi surpreendida por um visitante uruguaio que pediu para conferir a sua carteira de identidade. "No es posible", dizia ele. Hesitante no começo, a expositora que representa uma cooperativa de Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado, caiu na gargalhada após entender a situação. Ao ver o nome impresso no seu crachá, o homem imaginou que fosse uma espécie de jogada de marketing para impulsionar a venda de doce de leite da cooperativa. Dulce Bueno, em espanhol, significa "doce bom".
Leia mais
Tá Na Festa #1: conheça "João Carisma", o puxador de clientes
Tá Na festa #2: o vovô mais alegre do Brasil
Tá Na Festa #3: Marinês Benatti e a arte da dressa
Tá Na Festa #4: o casal que ganhou o ingresso da Festa da Uva pelo rádio
Tá Na Festa #5: o descanso da cozinheira
— O mais curioso não é ser a Dulce que vende "dulce de leche". Coincidência maior é o doce ser" bueno" mesmo — brinca a expositora.
Após o episódio inusitado, Dulce incorporou o viés marqueteiro do próprio nome e se diverte com o trocadilho. Nos Pavilhões, onde expõe os produtos da cooperativa no espaço reservado à agroindústria familiar, convida os visitantes a degustar o dulce da Dulce.
— É uma situação engraçada, porque o nosso doce de leite foi criado há dois anos apenas, e desde que surgiu essa ideia o presidente da cooperativa dizia que a pessoa que faria o marketing e a venda do produto seria eu. Mas eu nunca me dei conta que havia essa brincadeira por trás. De dois anos pra cá, quando passamos a ir a todas as feiras do Estado, essa coincidência tem chamado a atenção de muitas pessoas. Quem entende um pouquinho de espanhol relaciona na hora — comenta.
Até chegar à Festa da Uva, a expositora encarou sozinha uma jornada de mais de 600 quilômetros e quase oito horas de carro desde Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado. Problema? Nada disso. Oportunidade para apreciar algumas das mais belas paisagens que diz ter visto:
— A Serra é maravilhosa. Sempre que posso vir pra cá, venho com muito prazer em conhecer cada cidade
Para mostrar que a propaganda é mesmo a alma o negócio, Dulce aprendeu tudo sobre doce de leite até virar uma verdadeira especialista. Pode explicar ao cliente cada aspecto do produto, o processo de produção e, principalmente, sugerir as melhores receitas.
— A que está sempre na ponta da língua é a tapioca com recheio de banana ou de morango picadinho, misturado com doce de leite. É muito simples e o resultado fica espetacular _ atesta Dulce.