Eduardo Leite (PSDB), em sua primeira entrevista coletiva como governador eleito, logo após a confirmação de sua vitória, agradeceu aos eleitores pela vitória e prometeu trabalhar para atender as expectativas dos gaúchos. Disse que irá se dedicar para que o Estado volte a ter protagonismo no cenário nacional e pela valorização do potencial da população.
— Vou trabalhar para reduzir burocracia, para investir na nossa infraestrutura em parceria com o setor privado. Vamos trabalhar para reduzir os impostos e dar espaço para quem produz. Dando espaço a gente gera emprego, melhora a vida das pessoas e melhorando a vida das pessoas, circula o recurso, o Estado gera riqueza e consegue superar as suas dificuldades — ressaltou.
Acompanhado da família, em Pelotas, agradeceu aos pais e irmãos que o ajudaram a enfrentar as mentiras que surgiram durante a campanha eleitoral.
— Fizemos uma campanha sem agressões pessoais, sem ataques pessoais, atacamos apenas os problemas. De outro lado, infelizmente, fomos atacados pessoalmente. Espero que essas diferenças fiquem no passado e nós possamos trabalhar daqui para a frente numa política com amor e não com ódio, uma política que una e não divida, uma política que busque estabelecer consenso estratégico em torno de pautas que são importantes no nosso Estado.
Leite disse que irá procurar o governador José Ivo Sartori (MDB) nos próximos dias para iniciar a transição. Ele destacou o período como importante para ajuste de projetos. Disse ainda que irá focar no desenvolvimento do Estado e na contenção de despesas para colocar o salário dos servidores em dia já no primeiro ano do governo.
O tucano venceu com 53% dos votos válidos.