Diferentemente do que o estudante Eduardo Matias, 17 anos, está divulgando na imprensa, em redes sociais e nas escolas, ele não é o presidente eleito da União Caxiense de Estudantes Secundaristas (UCES). A informação é da comissão eleitoral que acompanhou a eleição para a nova gestão da UCES na sexta-feira passada, dia 24.
Segundo a presidente da comissão, Júlia Carolina da Silva Ferreira, a nova presidente da UCES é a estudante Estela Balardin da Silva, 18, representante da Chapa 2 - Enfrente. A jovem cursa o magistério no Instituto Cristóvão de Mendoza. Estela assumirá o cargo em solenidade na noite desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Segundo a comissão eleitoral, a chapa de Estela recebeu 1.199 votos. A chapa 3 - Para Mudar, encabeçada por Eduardo, ficou em segundo lugar, com 1.161 votos. A chapa 1 - Interagir, por sua vez, ganhou 454 votos. O escrutínio foi acompanhado por representantes das três chapas e uma das urnas foi impugnada, segundo Júlia, porque o mesário que fez a abertura dos votos e a contagem era integrante da chapa 1, o que fere o estatuto da eleição.
— O candidato (Eduardo) não aceitou o resultado da eleição e se auto-intitulou presidente, inclusive encaminho ofícios para escolas como se fosse o presidente da UCES. Estaremos encaminhando notas para diversos setores informando que a Estela é a nova presidente da entidade — ressalta Júlia, que foi presidente na gestão anterior e tinha Eduardo como vice-presidente.
Na reportagem publicada nesta quarta-feira no site, Eduardo prestou declarações sobre o futuro da educação estadual como sendo o presidente eleito da UCES. Como a informação foi corrigida pela comissão eleitoral, o Pioneiro publica agora a versão da presidente eleita. Como líder eleita da entidade caxiense, Estela tem sugestões para o futuro governador do Rio Grande do Sul:
— Acredito que o próximo governo deve, em primeiro lugar, garantir o pagamento em dia dos salários dos professores e manter o piso salarial de acordo com o nacional. O governo também precisará reformar as escolas e se mostrar empenhado contra o teto de gastos, que limita o investimento em educação e rever a reformar do Ensino Médio.
CONTRAPONTO
O que diz Eduardo Matias, candidato da Chapa 3:
— Sou o maior interessado em esclarecer a situação. Uma rápida pesquisa e verá que as mensagens recebidas negando a informação de que sou presidente da UCES partem da oposição. O que ocorre é que houve uma tentativa de fraude por parte da chapa 2 e de seus aliados na comissão eleitoral. Felizmente, essa tentativa foi frustrada, pois temos todos os documentos que comprovam a eleição da chapa 3, na qual eu era candidato a presidente. Com essa vitória, sou hoje o presidente eleito da UCES. Membros da comissão que mencionei falam que não sou. Outros membros da comissão afirmam que sou. Tenho os documentos que comprovam que sou o presidente eleito. Sou legalmente o presidente da UCES.
Quer saber mais sobre a educação estadual? Confira abaixo, reportagens da série A Serra precisa, que aponta propostas para qualificar a rede estadual na região:
Abaixo, vídeo do cotidiano da Escola Assis Mariani, em Caxias do Sul
Abaixo, vídeo do cotidiano da Escola São Rafael, em Flores da Cunha
Confira as sugestões para a alavancar a educação estadual na Serra a partir de educadores, estudantes e especialistas para a educação estadual na Serra:
Confira as sugestões para a alavancar a educação estadual na Serra a partir de educadores, estudantes e especialistas para a educação estadual na Serra: