A prefeitura de Caxias do Sul abriu licitação para vender a folha de pagamento do município. O processo consiste em destinar a um banco público ou privado a administração das contas-salário dos servidores.
Atualmente, a folha do município está sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal. O contrato, porém, vence em junho e não pode ser renovado, segundo a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi.
A licitação, que terá as propostas conhecidas no dia 18 de maio, prevê que a instituição financeira vencedora seja responsável pelas contas dos servidores da administração direta e das autarquias: Codeca, Samae, FAS, Ipam e Festa da Uva. Conforme Vangelisa, por ter autonomia, a administração indireta poderia optar por não participar do processo, mas todas aceitaram.
O lance mínimo da concorrência é de R$ 26,9 milhões a serem pagos ao município pela instituição vencedora. Ganha a disputa, porém, o banco que oferecer o maior valor. De acordo com a secretária, o dinheiro arrecadado deve ser destinado às áreas da saúde, educação e segurança.
O edital também prevê que o banco vencedor ocupe uma área dentro do Centro Administrativo. Ao contrário do previsto no contrato atual, no entanto, a nova instituição terá de pagar aluguel pelo espaço. A disponibilização de serviços tecnológicos, como aplicativos, é outra exigência. Atualmente, a folha de pagamento dos servidores de Caxias é de R$ 48 milhões mensais.