O Tribunal do Júri de Caxias do Sul condenou Adônis Ben Hur Andrade de Oliveira, 30 anos, por assaltar um mercado no bairro Desvio Rizzo e atirar contra policiais militares. O caso ocorreu no início da noite de 17 de janeiro de 2011. Na ocasião, Adônis foi baleado no abdômen e seu comparsa Fernando de Carvalho Oliveira, na época com 21 anos, morreu no confronto. Adônis Ben Hur Andrade de Oliveira foi sentenciado a 13 anos e seis meses de reclusão.
A condenação é por assalto duplamente majorado por concurso de pessoas e emprego de arma de fogo e pela tentativa de homicídio contra o PM Jefferson Brasil Maia. Na época, o soldado estava de folga e a paisana, mas reagiu ao perceber a ação criminosa e foi atingido por um tiro no ombro.
Conforme a denúncia, Adônis e Fernando, ambos armados com revólveres, ingressaram no Supermercado Andreazza, anunciaram o assalto e recolheram o dinheiro dos caixas. Na saída, a dupla foi surpreendida pelo policial militar. Ao perceber que a vítima estava armada, Adônis atirou contra o PM a paisana, que reagiu.
Adônis tentou fugir correndo, mas, devido ao ferimento sofrido no confronto, caiu e se rendeu. Fernando prosseguiu até um Vectra e voltou para buscar o comparsa. Um segundo PM, que morava na região, já havia chegado e algemado Adônis. O comparsa atirou contra o brigadiano que, revidou a agressão. Fernando foi atingido e, posteriormente, morreu no Hospital Pompéia.