A procura por doses de vacina contra a febre amarela aumentou também nas clínicas particulares da região da Serra. As unidades consultadas pelo GaúchaZh em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, que oferecem a imunização, não tinham mais disponibilidade de doses na manhã deste sábado.
O registro de novas mortes decorrentes da infecção pelo vírus em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais assustou a população neste início de ano. Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde havia dado como encerrado o maior surto da doença no país desde 1980. Em função dessa volta repentina, as clínicas particulares não tiveram tempo para se preparar. As que ofertam doses da vacina estão sem estoque. A previsão de reposição na rede particular é somente para final de fevereiro.
Na Central de Vacinas da Unimed, as doses se esgotaram e a maior procura foi de pessoas que vão viajar para as regiões com casos da doença e precisam se prevenir. A Clínica Vaccinare, em Bento Gonçalves, terminou os estoques em apenas dois dias. As vacinas se esgotaram nesta última quarta-feira. Todos os dias, pelo menos uma dezena de pessoas procura a clínica para se informar sobre a vacina, mas sem sucesso.
O custo das vacinas na rede particular é entre R$ 100 e R$ 180. Na rede pública, a vacina é ofertada apenas uma ou duas vezes na semana. A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados.