Bento Gonçalves voltará a fornecer internet gratuita, inicialmente, em sete praças do município. As empresas interessadas em participar da licitação, aberta na última semana, têm até o dia 22 de fevereiro para apresentar as propostas. No mesmo dia, será realizada a abertura dos envelopes na Secretaria Municipal de Finanças. Vence a licitação a empresa que oferecer maior velocidade sendo de, no mínimo, 5 MB para download e 5 MB para upload. Se houver empate no critério de velocidade, a empresa vencedora será escolhida por sorteio.
Leia mais
Bento Gonçalves abre licitação para internet wi-fi em sete praças
Projeto quer proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas áreas públicas de Bento Gonçalves
O serviço não terá custo ao município, uma vez que o formato de contrato será uma parceria com a empresa vencedora da licitação. Conforme o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), Roberto Carraro, a fornecedora de internet terá, como contrapartida, a possibilidade de publicidade nos espaços públicos do município. Até o segundo semestre do ano passado, quem arcava com as despesas de manutenção da rede de fibra ótica, entre outros custos, era a própria administração municipal.
— As placas oferecidas à empresa obedecerão as normas de publicidade do município (com base de metal de 1, 50 cm e dimensões da placa de 80 x 80 cm). É uma forma de terceirizar o processo, trazendo benefícios tanto para a prefeitura quanto para a empresa — reforça o profissional.
Outra exigência é que a empresa forneça condições técnicas para que, pelo menos, 100 usuários usufruam simultaneamente da rede na praça em que estiverem. Antes, o sinal era disponibilizado para até 80 pessoas ao mesmo tempo. Conforme Carraro, o acesso aos moradores é ilimitado. Basta fazer o login solicitado na rede. A expectativa é que o serviço esteja em funcionamento em até 20 dias após a seleção da empresa.
O contrato com a prestadora de serviço tem validade de um ano, podendo ser prorrogado. Além disso, o sinal poderá ser ampliado para outros pontos do município, conforme interesse da prefeitura.
O edital, que detalhe todas as exigências do processo, pode ser consultado no site da prefeitura de Bento Gonçalves, na aba "Licitações", com o número 186/2017.
Pontos que terão WI-FI gratuito em Bento:
:: Praça Vicco Barbieri
:: Praça Centenário
:: Praça Rui Lorenzi
:: Praça Achylles Mincarone
:: Praça do bairro São Roque
:: Praça do bairro Fátima
:: Praça Padre Rui Boza
Em Caxias, serviço é oferecido desde 2015
Em Caxias do Sul, o serviço de wi-fi em espaços públicos foi colocado em funcionamento em 2015. O primeiro espaço a receber foi a Praça do Trem, no bairro Rio Branco. Assim como em Bento Gonçalves, o serviço não tem custo para os cofres do município e é realizado em parceria com a empresa Bitcom. Ao todo, são 12 áreas de lazer que contam com o sinal liberado.
O acesso é feito de qualquer dispositivo que possua a captação wi-fi. Basta ativar a opção no aparelho e preencher dados como nome, data de nascimento, CPF e número de telefone. Há a possibilidade de acessar via Facebook, e-mail ou por meio de um código de acesso que é informado no momento do cadastro. Conforme a prefeitura, cada usuário pode conectar-se por duas horas por dia.
O Pioneiro esteve na Praça Dante Alighieri na tarde deste domingo (14) para conferir se a população usufrui o serviço. O autônomo Edenilson Vais, 17, que descansava no local com o irmão, o jardineiro Mateus Vais, 18, diz que já havia tentado conectar-se, mas achou o sinal muito instável.
— Já testei aqui na praça e não funcionou. Pede para fazer o cadastro e depois só fica carregando — conta.
A pedido da reportagem, ele tentou novamente realizar a conexão, em um ponto da praça próximo a Rua Dr. Montaury, mas não obteve sucesso.
— Seria útil para ver o horário dos ônibus, quando tu está sem crédito. Seria só passar aqui e dar uma olhada — pondera Mateus.
Já para as estudantes Andressa Zuanazzi, 15, e Daniele Crippa, 14, o serviço funcionou sem problemas. Elas testaram a conexão enquanto tomavam sorvete em um ponto próximo ao chafariz e conseguiram o acesso imediatamente.
— Já funcionou. Acho bem útil, para poupar o 3G é ótimo — avalia Andressa.
Moradoras de Farroupilha, as duas estavam em um passeio com a família e desconheciam o serviço.
— Agora que descobriram, capaz de quererem vir todo o dia — brincou o pai de uma das meninas, o operador de máquinas Itamar Zuanazzi, 45.
— Só acho que deveria ter uma sinalização melhor, acho que muita gente não sabe que dá para conectar — complementa.
TESTE PIONEIRO
O Pioneiro testou o funcionamento do sinal gratuito nos 12 pontos entre sexta-feira e domingo. Veja o resultado:
:: Parque Demétrio Monteiro (Rua Nestor Domingos Rizzo, no bairro Desvio Rizzo): o celular utilizado pela reportagem não encontrou o sinal da internet gratuita no fim da tarde de sexta-feira, mesmo circulando por todo o parque. A Bitcom, que é responsável pelo serviço, acredita que tinha ocorrido uma queda momentânea e garantiu que técnicos verificarão os equipamentos nos próximos dias para verificar a distribuição do sinal.
:: Praça Antônio Arno Palavro (Travessa Santa Maria, Kayser): o celular utilizado pela reportagem não encontrou o sinal gratuito na tarde de sábado. Conforme o diretor da Bitcom, Fabiano Vergani, os equipamentos de distribuição do sinal foram furtados pela segunda vez há cerca de 15 dias. O novo material está em processo de compra e instalação.
:: Praça Amábile Cesa Vial (conhecida como Praça Pedro Chaves, na Rua Pedro Chaves, Galópolis): a conexão foi ágil.
:: Praça Joaquim Slomp (Avenida Luiz Franciosi Serio, Forqueta): o acesso ao wi-fi funcionou perfeitamente.
:: Praça Dante Alighieri (Rua Sinimbu, no Centro): após o cadastro, a conexão foi rápida.
:: Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos, na Rua Dr. Montaury, bairro Exposição): após o cadastro, a conexão foi rápida.
:: Praça das Feiras (Rua Vitório Moresche, bairro Rio Branco): a conexão foi satisfatória.
:: Praça do Trem (bairro São Pelegrino): a conexão é a mesma da Praça das Feiras.
:: Praça Monteiro Lobato (Rua Plácido de Castro, bairro Exposição): conexão rápida.
:: Praça Monumento Rotary Club (Rua Inocente de Carli esquina com a Rua Dr. Felix Spinatto, no bairro Cinquentenário): a conexão funcionou perfeitamente.
:: Praça Pedavena (Ana Rech): foi possível acessar o serviço normalmente.
:: Jardim Botânico (bairro Interlagos): a conexão foi imediata.
Ajuda
Para solicitar ajuda para login ou informar falta de sinal basta contatar a Bitcom no número 0800-648-9050.
Leia também
Semana será de chuva na Serra e no litoral
PRF apreende R$ 100 mil em mercadorias ilegais em Bento Gonçalves