A partir do dia 18, as refeições oferecidas às 15h no Restaurante Popular de Caxias do Sul não serão mais servidas. O programa do Banco de Refeições Coletivas - Prato Solidário, promovido pela Fundação Caxias em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), atende a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os alimentos, a partir da próxima semana, serão destinados aos serviços da rede socioassistencial do município. A justificativa, segundo a prefeitura, é de que a mudança vai contemplar um número maior de pessoas. Atualmente, 35 refeições são servidas por dia, gratuitamente, a pessoas cadastradas em situação de rua.
Em nota divulgada pela prefeitura, a diretora de Proteção Social e Segurança Alimentar, Maria de Lurdes Grison, diz que a forma como o Prato Solidário está sendo feito atualmente, tem se mostrado ineficiente: "Com o passar do tempo, percebemos que recebendo essa alimentação, não criamos condições de ajudá-los a sair da condição de rua. Precisamos ir além, não podemos dar apenas alimentos, eles precisam de cidadania e inclusão social".
O Banco de Refeições Coletivas - Prato Solidário recolhe o excedente de alimentos produzidos em cozinhas industriais e doa às entidades cadastradas. Uma parte das refeições é destinada ao Restaurante Popular, que oferece 793 refeições a R$ 1.