As cem famílias retiradas de casa em São Sebastião do Cai, devido às chuvas dos últimos dias, devem retornar para as suas moradias apenas a partir de quinta-feira. Na manhã desta terça-feira, as águas do Rio Caí marcavam nove metros acima do nível normal, com uma redução média de cerca 10 centímetros por hora.
Leia mais
Famílias são retiradas de casa após cheia de rio em São Sebastião do Caí
Novo suporte para hidrômetros passa a ser oferecido pelo Samae em Caxias
Ladrões mortos em confronto com a Brigada Militar em Caxias são identificados
No total, a cheia afetou 960 residências, seja por alagamentos ou deixando as propriedades isoladas. Conforme a Defesa Civil do município, das cem famílias retiradas das moradias, 64 foram para casas de parentes e amigos e 36 foram encaminhadas até o Centro Integrado Navegantes. São 77 adultos e 36 crianças atingidos.
Apesar do recuo das águas, a situação ainda é de alerta já que ainda há previsão de chuva para cidades como Caxias do Sul e Nova Petrópolis, que afetam diretamente o nível do rio.
– Se chover forte na Serra e as águas voltarem a subir, não está descartada uma nova cheia com níveis maiores do que o registrado no domingo (quando o rio chegou a 12,65 metros) – afirma o coordenador da Defesa Civil, Pedro Griebler.
Conforme os bombeiros voluntários do município, o monitoramento das águas é constante. As medições ocorrem a cada 15 minutos. Doações para as famílias atingidas podem ser feitas no Centro de Ação Social Egon Schneck, localizado na Rua Pinheiro Machado, 1.110, Centro, ou combinadas pelo telefone (51) 3635.2500 (prefeitura).
Chuvas
Famílias atingidas pela cheia do rio permanecem fora de casa em São Sebastião do Caí
Expectativa é que os moradores comecem a voltar para suas residências a partir de quinta-feira, se o nível do Rio Caí continuar baixando
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project