O trânsito no km 178 da BR-116, em Nova Petrópolis, será parcialmente liberado às 9h da próxima segunda-feira. A data de liberação havia sido confirmada nesta quinta-feira, mas o horário ainda dependia da finalização de parte do trabalho.
A expectativa era liberar o tráfego apenas para veículos leves, mas segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), Daniel Bencke, o reforço provisório é suficiente para permitir também a passagem de ônibus e caminhões. Até a conclusão da contenção definitiva, prevista para maio do ano que vem, o trecho vai ficar com trânsito alternado em uma pista. O tráfego vai ser coordenado por sinaleiras que estão em fase de instalação.
– A nossa ideia, desde o início, era liberar parcialmente o tráfego na primeira quinzena de dezembro mesmo, então tudo está correndo conforme o planejado – acrescenta Bencke.
Leia mais
Interdição da BR-116 atrapalha a vida de moradores de Nova Petrópolis e cidades vizinhas
Superintendente do DNIT anuncia aprovação do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-116, em Caxias
Comunidade organiza abaixo-assinado pela recuperação da BR-116, na Serra
O trecho está bloqueado desde 17 de outubro depois que chuvas que atingiram a região fizeram a pista ceder. Após avaliação inicial do terreno, a emergencialidade do trecho foi publicada no Diário Oficial da União em 1º de novembro. Dois dias depois, ocorreu a publicação do contrato com a Geosonda. As obras começaram no dia 7 de novembro com a sondagem do terreno e estão orçadas em quase R$ 14,5 milhões.
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, visitou a obra na quinta-feira e se diz aliviado com a liberação de meia pista da BR-116. A interrupção total do tráfego atrapalhou a vida de moradores de Nova Petrópolis e de cidades vizinhas.
– Foram registrados prejuízos durante esse tempo, claro. A liberação ajudará a todos. Fiquei aliviado quando visitei a obra (na quinta) e fui comunicado de que a próxima semana começaria com essa boa notícia. Até falei para as pessoas antes do tempo, antes de falar com o Dnit oficialmente, mas foi em função da emoção – diz o prefeito.
Até segunda, motoristas devem recorrer a caminhos alternativos para fazer o deslocamento entre Caxias do Sul e a Região das Hortênsias. Dentre as opções recomendadas: Via RSC-453 (Rota do Sol), Via ERS-122, Via ERS-452, Desvio por Linha Olinda, estrada de Vila Oliva a Gramado.