As imagens de câmeras de segurança que a Polícia Civil teve acesso mostram o momento em que o empresário Fernando Weber está no carro e é abordado por dois homens, um deles armado. A tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), ocorreu na noite de quinta-feira no bairro Santo Dumont. A bala atingiu o braço esquerdo de Weber e ficou alojada no tórax. No momento do assassinato, o empresário voltava para a empresa FW Flores e Decorações.
Leia mais:
Irmão de suspeito de latrocínio de florista é preso por roubo, em Caxias
Segundo IGP, florista Fernando Weber foi morto com um tiro em Caxias
Florista Fernando Weber é morto em assalto em Caxias do Sul
De acordo com o titular da Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas de Caxias do Sul (Defrec), delegado Mário Mombach, não está descartada a participação de uma terceira pessoa no crime, porém mais imagens devem ser analisadas nos próximos dias para auxiliar na identificação dos suspeitos. Na tarde de sexta-feira, um deles foi preso e confessou o crime. Jones Martins da Fonseca, 23 anos, foi detido pela Brigada Militar no chamado Beco da Esperança, no bairro Planalto.
Nas imagens, o delegado observa que o carro não chega a parar, quando os criminosos atacam.
– Isso deve ter gerado uma reação de susto do motorista que se reflete também na atitude de puxar o gatilho – aponta Mombach.
Ainda conforme o delegado, o suspeito preso confessou a responsabilidade pela morte do florista. Segundo o relato, o assaltante disse que foi bater no vidro do carro e que a arma disparou acidentalmente. A arma do crime, possivelmente um revólver calibre 38, não foi apreendida. O acusado afirmou que ela foi jogada fora.
Na tarde deste sábado, o segundo suspeito do assassinato foi preso pela polícia em outra ocorrência de roubo. Rafael Martins da Fonseca, 19 anos, é irmão do outro preso e era procurado por crimes de roubo que praticou com o irmão. A polícia tem convicção de que não é Rafael quem aparece nas imagens do latrocínio, porém não descarta uma possível colaboração do jovem na morte do empresário caxiense. O local onde ele foi encontrado não foi informado. Os policias ainda investigam a participação de um terceiro homem no crime.
No bolso do casaco do empresário havia um envelope com R$ 13 mil, mas os criminosos não levaram qualquer pertence da vítima. Pelo histórico policial dos suspeitos, eles mantinham um perfil aleatório de vítimas e queriam o carro de Fernando Weber. Também cometiam roubos menores para sustentar o vício com drogas.
A morte do florista é o oitavo latrocínio do ano em Caxias do Sul. Ao todo, 131 pessoas foram mortas neste ano na cidade.