Equilíbrio psicológico e tranquilidade para não perder o controle do jogo. Os dois aspectos podem parecer distantes do resultado final, mas, na avaliação da comissão técnica e dos jogadores do Caxias do Sul Basquete/Banrisul, têm sido decisivos para as quatro derrotas nos quatro primeiros duelos pelo NBB 9. Nesta terça-feira, às 20h05min, o time caxiense recebe o invicto Vitória, no Ginásio Vascão. Os ingressos custam R$ 20.
Mesmo que tenha conseguido bons momentos nos últimos três jogos, o resultado não veio e a pressão é natural. A explicação poderia estar no pedido de saída do ala Bruno, poucos dias antes da estreia, no desfalque do armador Fred ou pelo fato de o pivô Marcão ainda estar longe da condição ideal após ter ficado cinco meses sem atuar. Só que, independentemente de todos esses fatores, o time tem pecado muito pela irregularidade.
– É muito mais mental do que ter que arrumar algo tático ou do time. A gente conversou bastante ontem (domingo) e repetiremos isso nos últimos treinos. Sabemos que o Vitória vem invicto, nós já atuamos contra eles e temos condições de conseguir essa primeira vitória na competição – diz o armador Vinícius.
O jogo entre os times ocorreu na Copa Universo, em Salvador, na pré-temporada. Os baianos venceram por 74 a 54. Agora, o foco é acabar com a incômoda situação. No NBB, apenas Caxias e Macaé ainda não conquistaram um resultado positivo.
– Contra o Mogi conseguimos ter uma leitura muito boa da partida, mas no final o time deles prevaleceu. Não repetimos isso contra o Campo Mourão. Precisamos nos manter concentrados nos 40 minutos de jogo e, principalmente nos cinco ou 10 finais, que é quando o jogo se define – aponta Vinícius.