Quando você imaginaria que sacos de ração, cartela de comprimidos, teclados de computador ou caixinhas de ovos poderiam se transformar em peças de roupa? É em um projeto deste modelo que o Colégio Estadual Farroupilha aposta desde 2003 para criar conscientização ambiental e estimular as artes nos estudantes.
O trabalho desenvolvido durante todo o ano será encerrado com um desfile amanhã no Clube do Comércio, em Farroupilha, às 19h. O evento é aberto ao público.
Leia mais
Campanha quer atrair homens para exames preventivos em Caxias
Homem é condenado a 33 anos de prisão por morte de estudante em São Francisco de Paula
Hospital de Farroupilha restringe pronto-socorro a urgências e emergências
Nas primeiras semanas de aula os alunos já sabem que terão que providenciar ao menos uma peça de roupa com materiais que antes iriam para o lixo. Em grupos, eles usam as aulas de Educação Artística e levam os materiais para casa para confeccionarem os trajes.
– São várias ações que compõem o projeto de conscientização: eles têm uma horta, fazem campanha de arrecadação de materiais recicláveis, promovem a conscientização sobre o uso das caixinhas de leite – explica a professora Joice Colbeich.
Dos mais de 800 estudantes, todos do ensino médio, saíram 118 trabalhos neste ano. Os projetos passaram por uma seleção interna e os 62 melhores foram escolhidos para participarem do desfile final. Algumas peças são reaproveitadas de um ano para o outro, quando possível.
O desfile anual é dividido em categorias. Os estudantes passam por análises de jurados convidados pela escola e os vencedores são premiados com troféus. Após a apresentação, os trajes são expostos em ambientes do município, como lojas ou no prédio da prefeitura.