Um dos nomes mais importantes da fotografia caxiense faleceu na manhã desta terça-feira em Caxias do Sul. O fotógrafo José Maccagnan morreu aos 80 anos por falência múltipla dos órgãos. Ele foi o fundador dos estúdios Foto Real Maccagnan, na década de 1960, e da Maccagnan Color Prints, que, posteriormente mudou de nome para Real Color Fotografias Ltda, em 1985.
Natural de Antônio Prado, Maccagnan passou a infância e parte da juventude na colônia. Porém, foi no quartel que ele descobriu o gosto pela fotografia conforme biografia descrita no livro O instante e o tempo: a fotografia em Caxias do Sul, 1885-1960 (Sônia Storchi Fries).
Em 1958, o fotógrafo casou-se com Ilda Polesso Maccagnan, com teve cinco filhos: Odete, Gilmar, Wilson, Fernando e Cláudia. Cinco anos depois, a família se mudou para Caxias do Sul, onde fortaleceram o ramo fotográfico com a criação dos estúdios Foto Real Maccagnan, Maccagnan Color Prints e, por último, o Real Color Fotografias.
Leia mais
Veja o que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro em Caxias do Sul
Às vésperas do Dia das Crianças, alunos têm dia de herói em Caxias
Conheça histórias de jovens que tiveram câncer de mama antes dos 30 anos
Em 1963, o fotógrafo introduziu em Caxias do Sul o primeiro laboratório a cores, sendo considerado um dos precursores da fotografia em cor no Rio Grande do Sul.
Os cinco filhos do casal seguiram o legado fotográfico dos pais. Odete, por exemplo, fundou, juntamente com o marido Odacir Scalco, o Foto Studio Itália. Além dos filhos, Maccagnan deixa 11 netos.
O velório ocorre na Capela C do Memorial São José. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Parque de Caxias.
Falecimento
Aos 80 anos, morre em Caxias do Sul o fotógrafo José Maccagnan
Maccagnan foi o fundador do estúdio Real Color Fotografias
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: