O Ministério da Educação (MEC) credenciou a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), de Caxias do Sul, a atuar como Centro Universitário. A portaria que autoriza a mudança de status foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira.
Leia mais
Homem é morto a tiros no bairro Fátima em Caxias do Sul
Estelionatário dizia ser tenente da BM para trapacear empresários
Com a transformação de faculdade em centro universitário, a instituição ganha autonomia para a criação de novos cursos. Conforme o agora reitor da FSG, Adriano Pistore, antes era necessário esperar entre 18 e 24 meses pela aprovação do MEC para a abertura dos cursos e muitas vezes a necessidade é imediata. A partir da mudança, a FSG já prevê oito novos cursos de graduação que totalizam mil vagas.A transformação em Centro Universitário também permite avanços nas áreas de pesquisa e extensão, principalmente com a oferta de mestrados e doutorados. Conforme Pistore, a criação das especializações já era possível antes, mas agora a instituição tem maior robustez.
O pedido para a mudança de status foi encaminhado em 2013 e o processo envolveu análise de documentos e da infraestrutura física, entre outras etapas. O credenciamento para Centro Universitário vale apenas para as unidades e cursos de Caxias do Sul. A unidade de Bento Gonçalves segue atuando como faculdade.No mês passado o MEC já havia autorizado o mesmo status para a Ftec, que passou a se chamar UniFtec. Dessa forma, além das demais faculdades, Caxias passa a contar com dois centros universitários e a UCS, que é credenciada como universidade.