Depois de quase quatro anos, as ruas da comunidade de Forqueta, em Caxias do Sul, ganharão novamente as cores da Festa do Vinho Novo – o evento, que ocorre de dois em dois anos, teve a sua última edição em 2012. Em 2014, em função da Copa do Mundo, os organizadores optaram por não realizá-la. A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira, às 19h30min, somente para convidados.
Mesmo em um momento em que os vitivinicultores enfrentam o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e uma das maiores quebras de safra dos últimos anos, Forqueta ainda encontra forças para festejar. Para a presidente desta edição, Sandra Bonetto, em todos os setores existem períodos de dificuldades, e a festa é uma oportunidade de comemorar os resultados, mesmo que tenham ficado abaixo do esperado.
– A Festa do Vinho Novo nos mostra que devemos continuar batalhando pelo produto produzido na nossa localidade. É um momento de união, troca de experiências, de mostrarmos que, mesmo com tantos problemas, continuamos firmes e fortes, com muita fé e trabalho – ressalta.
Leia mais
Além da falta de dinheiro, burocracia atrasa obras em escolas de Caxias
PMDB decide manter aliança para prefeitura de Caxias do Sul com PDT
A programação envolve atividades culturais, gastronômicas e mostra de produtos. Serão mais de 40 expositores, sendo oito vinícolas da região de Forqueta. Haverá também bancas voltadas à alimentação (com pão, salame, queijo, polenta, entre outros) e venda de produtos como roupas e calçados. A entrada é franca para todas as atividades (com exceção aos Festivais das Massas e da Polenta no Salão Paroquial a R$ 45 cada), mas sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível.
A doação dá o direito a um vale-vinho para ser trocado nas cantinas participantes.Um dos pontos altos da festividade são os desfiles temáticos, que percorrerão a Avenida Arthur Perottoni. O corso alegórico envolve aproximadamente 1,3 mil figurantes e será realizado no primeiro e no último domingo do evento.
A Festa do Vinho Novo é esperada com anseio pelos moradores. E não é para menos: toda a preparação envolve 14 comunidades de Forqueta, que querem mostrar as suas raízes e fazer bonito durante a festa.
– As comunidades adoram a festa e esperam por ela. A gente se diverte e é uma forma de relembrar os costumes antigos. É lindo! – ressalta dona Renata Terezinha Onzi, 74 anos, moradora da localidade de São Virgílio que auxilia na produção do desfile desde a primeira edição da festa.
Programe-se
Festa do Vinho Novo em Forqueta
Quando: sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 21h. A programação segue até 17 de julho, sempre aos finais de semana.
Onde: Cooperativa Vitivínicola Forqueta
Quanto: um quilo de alimento não-perecível, que será doado à Comunidade Resgate de Misericórdia. Os festivais gastronômicos, do salão paroquial, são pagos à parte.
Informações: (54) 3206.1668 ou www.festadovinhonovo.com.br
Sábado
Palco Principal
10h: abertura das exposições
11h30min:Histórias D' Gema
12h30min: Due Amicci
14h: Luiggi e Grupo Amicci Del Cantare
16h30min: grupo de danças Fare Amicci
17h: Grupo Partigiani
17h: degustação de vinhos harmonizados
18h30min: grupo Irmãos Ramos
20h: grupo Quarteto de Bar21h: tenor Alexandre Borges
21h: IV Festival de Massas, no salão paroquial
22h: fechamento das exposições
Coreto
14h30min: grupo de filó Felice Personne
16h: Histórias D' Gema
17h30min: grupo Náni
19h: grupo Amizade
20h: grupo Partigiani Domingo