Não há quem resista às baixas temperaturas sem procurar uma alternativa para se aquecer. Em casa, quem não possui uma lareira, opta pelos aquecedores para garantir um ambiente mais agradável. No carro, o uso do ar-condicionado se torna quase obrigatório nos dias mais frios, seja para trajetos dentro da cidade ou viagens mais longas. No entanto, esses aparelhos podem acabar se tornando vilões se não forem instalados e manuseados de forma correta.
Leia também:
Como encarar o frio com saúde
Saiba como se prevenir dos perigos causados por aquecedores e lençóis térmicos
Uma viagem a São Francisco de Paula, no início do mês, quase acabou mal para a família de José Bianchi, 55 anos. A culpa pode ter sido do mau uso do ar-condicionado do veículo em que eles viajavam. O servidor da Câmara de Vereadores de Caxias, acompanhado da mulher, Juliana, e da filha, Eduarda, voltavam para casa, pela Rota do Sol, quando ele dormiu ao volante e bateu o carro contra um caminhão. Bianchi garante que não ingeriu bebida alcoólica naquele dia - ele, inclusive, fez teste do bafômetro - e que não estava com sono antes de viajar. O motorista lembra que, depois de uma hora de viagem, sentiu-se cansado, mas conseguiu avisar a mulher.
– Quando vi, estava colado no caminhão. Nos salvamos porque estávamos, eu e o motorista do caminhão, em baixa velocidade, e todos com cinto de segurança. Eram 16h, eu estava bem quando iniciamos a viagem. Só pode ter sido o ar-condicionado, já que eu, minha mulher e filha estávamos sonolentos. Elas estavam dormindo no momento da batida. Estava bem frio, o ar estava ligado em potência alta e as janelas estavam fechadas para impedir o vento.
Bianchi não toma remédios controlados, já sofreu com pressão alta, mas afirma que fez exames há um mês e não sofre com problemas de saúde. Por isso, acredita que a alta temperatura produzida pelo aquecedor do carro pode ter reforçado a sensação de sonolência.
– O calorzinho deve ter dado uma moleza... Agora, só ligo o aparelho se estou com um pouco da janela aberta, com o ar circulando – alerta Bianchi.
Tipos de aquecedores mais utilizados e os cuidados ao mantê-los em casa:
Família desmaia em Passo Fundo
O uso do ar-condicionado e de uma estufa, que estavam ligados com portas e janelas da residência fechados, também podem ter causado o mal-estar de uma família em Passo Fundo. Na segunda-feira, um homem, uma mulher e uma criança foram encontrados prestes a desmaiar em um apartamento após usar os aparelhos com janelas fechadas. Bombeiros, Samu e Polícia Militar subiram até o apartamento, onde encontraram a mulher a ponto de desmaiar e a filha já desacordada. Todos foram encaminhados a hospitais, passaram por exames, mas estão bem.
O motivo, conforme acreditam a polícia e os bombeiros, é que o ar ficou saturado pelo uso dos aparelhos. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o major Jefferson Ecco, do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, explicou a falta de revisão e de conhecimento prévio sobre o uso desse tipo de equipamento é o principal motivo de problemas como o que viveu a família de Passo Fundo.