As últimas oito linhas previstas para integrarem a primeira fase do SIM Caxias entraram em operação neste sábado. A Estação Floresta passou a receber as linhas Forqueta, Cidade Nova, Cidade Industrial e Reolon/Mariani, enquanto a Estação Imigrante absorveu as linhas Planalto/São Vitor, Vila Mari, Vitória e Campos da Serra/De Zorzi/São Luís.
Por volta das 11h30min de sábado a movimentação era tranquila na Estação Floresta, inclusive com ônibus rodando sem lotação. A maioria das pessoas ainda está se adaptando às mudanças, por isso é preciso atenção máxima nesses primeiros dias de operação. A babá Odília Soares, 55 anos, acabou embarcando no ônibus errado e precisou voltar à Estação Floresta para pegar outra condução.
– Fui para o Cidade Nova e tive que voltar, mas foi falta de atenção minha. Estou começando a usar agora, mas acho que vai melhorar – disse, depois de ser orientada, por um dos vários monitores que estão circulando pelas EPIs, sobre o local correto de embarque ao ônibus do bairro Cidade Industrial.
Dentro da linha que se deslocava para Forqueta, o aposentado Ivonei Lorenzi, 57, fazia coro aos usuários que aprovaram o SIM Caxias. Morador do Centro, ele resolveu deixar o carro em casa e testar o novo sistema para se deslocar até o shopping Martcenter.
– Gostei, não demorou nem 10 minutos do Centro até aqui – relatou ele.
Na Estação Imigrante, a assistente administrativo Pâmela Almeida, 24, também estava satisfeita com o andamento do SIM. Aguardando pela linha do Vitória, ela ajudava outras pessoas a consultar a placa de horários fixada na parada de ônibus.
– Eu trabalho bem aqui na frente, facilitou muito para mim. Acho que também ficou um pouco mais ágil para ir para o Centro – opinou.
No Centro, ao meio-dia de sábado, as duas vias disponíveis para o tráfego de carros na Sinimbu permaneciam cheias de veículos, enquanto nas outras duas vias, dedicadas aos ônibus, o movimento era muito mais tranquilo.
– Acho que é bem válido se vai melhorar o transporte, talvez possa até incentivar que as pessoas andem mais de ônibus – elogiou o motorista Diego Santos, que estava parado com o carro na sinaleira da Sinimbu com a Marechal Floriano.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias, Manoel Marrachinho, diz que a prova de fogo da conclusão da primeira etapa do SIM Caxias será nesta segunda-feira, quando o trânsito fica mais movimentado. Ele avalia como positiva a experiência do novo sistema até agora.
– É natural certa dúvida em momentos de mudança de hábito. O motorista experimentou uma situação, durante os três meses em que a obra do SIM Caxias estava pronta porém não em operação, que foi o inverso do processo do SIM, é como se a Sinimbu tivesse sido privatizada naquele período em que haviam três pistas para carros. Nosso objetivo é achar o meio termo, o ponto de equilíbrio para carros e transporte público – explica o secretário, sobre as constantes críticas dos motoristas.
Marrachinho pondera que, entre os próximos passos do SIM Caxias está a flexibilização da segunda faixa dos ônibus, oferecendo o tráfego aos carros em determinados horários. Essas definições devem ser feitas a partir do segundo semestre.