Se a média diária de pessoas vacinadas contra gripe A em Caxias do Sul se mantiver nesta sexta-feira, acrescida de uma nova remessa de doses a ser encaminhada nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, a abertura das unidades básicas de saúde (UBSs) para o Dia D contra a gripe, neste sábado, está garantida.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) deve receber novo estoque nesta sexta-feira, mas até o final da tarde de quinta-feira a quantia não havia sido divulgada. Caxias do Sul deve estar entre os municípios contemplados com o produto. A Secretaria Municipal da Saúde prefere aguardar para confirmar a realização do Dia D. Entre a primeira e a segunda remessas, Caxias do Sul recebeu 70 mil doses. As primeiras 50 mil foram remetidas na semana passada. Outras 20 mil chegaram na quinta-feira – a previsão inicial era de apenas 10 mil.
Caxias do Sul registra a primeira morte por gripe A neste ano
Serra confirma primeira morte por gripe A
Morte por gripe A em Vacaria eleva para 12 o número de vítimas no RS em 2016
Por ser dia de folga de muitas pessoas, o Dia D costuma ser de grande movimento nas 47 UBS da cidade. Para se ter uma ideia, em 2014 11 mil vacinas foram aplicadas; no ano passado, 13,5 mil. Os números são maiores do que a média aplicada nos três primeiros dias da campanha deste ano.
Até quarta-feira, 29.069 pessoas foram imunizadas em Caxias, o que resulta na média de pouco mais de 9,6 mil ao dia. Considerado esse número, restariam pouco mais de 31 mil doses já armazenadas nas geladeiras dos postinhos de saúde, de acordo com cálculo feito pelo Pioneiro. Uma pequena parte dessas unidades ainda está guardada na Secretaria Municipal de Saúde para reposição nas UBSs à medida em que o medicamento esgota. A Secretaria da Saúde não divulgou quantas pessoas foram vacinadas na quinta-feira porque não concluiu o levantamento nos postinhos de saúde.Neste ano, a morte de uma pessoa em Caxias do Sul pela doença, além de um caso em Vacaria e outro em Flores da Cunha, assustaram a comunidade, que tem procurado pela vacina mais cedo.
– Nunca na história vacinamos tantos em tão poucos dias – aponta a gerente da Vigilância Epidemiológica em Caxias, Juliana Argenta Calloni.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe A é prioritária a pessoas incluídas em grupos de risco (veja quadro), de acordo com critério do Ministério da Saúde. A campanha ocorre até o dia 20 de maio. Em Caxias, 115 mil pessoas devem ser imunizadas.
Quem já se vacinou em Caxias (até quarta-feira):
:: 4.531 crianças entre seis meses e seis anos incompletos
:: 3.247 trabalhadores de saúde
:: 799 gestantes
:: 186 mulheres até 45 dias do pós parto
:: 14.957 idosos
:: 5.349 em pessoas com doenças crônicas
O que levar:
:: pessoas 60 anos ou mais: documento de identidade
:: crianças de seis meses e até quatro anos, 11 meses e 29 dias: certidão de nascimento
:: gestantes: se for período inicial, levar o exame de laboratório (Beta HCG)
:: mulheres até 45 dias do pós parto: levar certidão de nascimento do bebê
:: trabalhadores de saúde: carteira de trabalho ou crachá
:: indígenas: é exclusivo para população que vive em aldeias, mas não há casos em Caxias. A equipe de vacinação geralmente vai até o local, como em Farroupilha
:: portadores de doenças crônicas não transmissíveis: receita médica com a Classificação Internacional da Doença (CID)