A arte circense e a magia natalina voltaram a se encontrar no Centro de Caxias do Sul, na noite deste sábado (30). Já tradicional no calendário de eventos do final do ano e na programação das famílias, O Grande Espetáculo de Natal levou milhares de pessoas para a Rua Sinimbu em um espetáculo emocionante, que homenageou a reconstrução do Estado e que teve mais de uma hora de duração. A apresentação se repete no domingo (1°), com entrada gratuita, a partir das 20h.
Um vídeo relembrando a tragédia climática de maio e os esforços para a reconstrução do Rio Grande do Sul abriu a apresentação. "Hoje, as luzes deste espetáculo não são apenas um anúncio do Natal. São um farol, um lembrete, que mesmo nas noites mais escuras há sempre uma luz que ilumina o caminho", ressaltou um trecho do texto.
No palco, logo depois, as mais de 40 vozes do Coro Unimed, regidas pelo maestro Ivan Montanha, deram início ao espetáculo ao vivo. A história, inspirada no musical da Broadway Annie — uma garotinha que vive em um orfanato sob os cuidados de uma diretora suspeita — começou a ser contada em um dos andares da Casa Magnabosco, pelos artistas do Grupo Tholl, e logo ganhou o palco principal.
A narrativa caxiense se constrói com o pano de fundo de um quarto de orfanato. O cenário, então, ganha participação de uma bailarina e outros personagens circenses que apresentam performances no solo e suspensas. A história é conduzida com a ajuda do Coro Unimed, que dá a emoção necessária para a construção das cenas.
Depois, uma árvore e presentes transformam o cenário e direcionam a narrativa para o momento mais desejado pelas meninas órfãs: a celebração de Natal. Renas animadas e saltitantes antecedem a chegada do personagem mais querido e aguardado pelo público, o Papai Noel.
Além dos artistas da trupe de Pelotas, o espetáculo teve a participação de crianças caxienses, sob o comando do coreógrafo convidado Matheus Brusa. O grupo infantojuvenil foi selecionado para participar da apresentação por meio de oficinas realizadas pelos organizadores ao longo deste ano.
Os trabalhos do Grande Espetáculo de Natal são liderados por Pedro Horn Sehbe, idealizador e diretor-geral, João Bachilli, na direção artística, roteiro e criação de figurinos. Além de Ivan Montanha, na direção musical, Cali Troian, como diretora-executiva e Matheus Brusa, como coreógrafo.
"É uma riqueza cultural para a cidade"
As arquibancadas da Rua Sinimbu começaram a ser ocupadas cerca de três horas antes do espetáculo. Na Rua Dr Montaury, na lateral, o público se acomodava com cadeiras de praia. Entre os espectadores, estava a executiva de Marketing Jaqueline Brognoli. Ao lado da filha Luísa, de seis anos, e um grupo de amigas, ela assistiu e elogiou a apresentação:
— É uma riqueza cultural para a cidade. É uma experiência muito bacana para a família. Sempre fazemos questão de trazer as crianças e acho que Caxias merece um espetáculo desse porte — afirma.
Ligada ao setor artístico e à inclusão, Roberta Giovanaz Spader ressaltou a evolução do Grande Espetáculo de Natal nos últimos anos:
— Eu acho que o espetáculo está unindo bem o que vem de fora com o que tem na cidade. Além disso, a organização vem melhorando. Eu, como sou uma pessoa com deficiência, não tive dificuldades para ter um lugar adequado para mim. Esse ano sinto que tivemos mais atenção ainda — aponta.
Programe-se
- O quê: O Grande Espetáculo de Natal
- Quando: domingo (1º), a partir das 20h
- Onde: Rua Sinimbu, em frente à Casa Magnabosco
- Ingressos: entrada gratuita. É possível acompanhar nas arquibancadas ou levar a própria cadeira de praia.
- Transmissão ao vivo: pelo canal do YouTube, neste link.