O mês de novembro será com chuva e calor acima da média nos municípios da Serra. Porém, não haverá eventos extremos, conforme a previsão da Climatempo. As chuvas serão divididas ao longo do mês, com períodos de calorão.
No ano passado, o fenômeno El Niño teve uma presença forte e influenciou o clima, sendo um dos responsáveis pela forte chuva que ocorreu no Rio Grande do Sul. Este ano, segundo o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges, não há ainda um fenômeno definido presente sobre o Estado.
Em Caxias do Sul e região, a média de precipitação pluviométrica de novembro é para um acumulado de 140mm a 150mm. Neste ano, segundo Borges, a tendência é que chova entre 150mm e 180mm, mas de forma bem dividida ao longo do mês. Em relação à temperatura, ela também será próxima da normalidade, para cima. Normalmente, a temperatura média em novembro é de 24,4°C. Mas, neste ano, haverá um aumento de 1°C a 3°C na média.
— Estamos percebendo que o novembro está ficando mais quente. As radiações solares são mais longas neste período. Então, podemos ter um calorão em períodos do mês, mas ainda não é possível definir quando. Esse calor também influencia na chuva, que será mais constante durante o mês — explica Borges.