A família de Wesley e Angélica Prudente começou a ser formada há 20 anos, quando casaram na cidade natal do casal em Volta Redonda (RJ). Até se instalarem em Ipê, onde moram hoje, passaram por três cidades. Hoje são pais de seis filhos, quatro deles adotados, e nascidos em cidades do Pará, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Um deles é Rafael Prudente, 14 anos, o primeiro a ser adotado. Nascido prematuro e com hidrocefalia em Belém (PA), ele tem paralisia cerebral. Por conta de um atrofiamento na perna, passou a caminhar na ponta do pé, o que comprometeu o membro que será corrigido em cirurgia marcada para dia 14 de novembro, em Passo Fundo. O plano de saúde da família não cobre os custos do procedimento para alongar os tendões de Rafael, então o pai, professor de matemática da rede estadual de Flores da Cunha, busca arrecadar R$ 20 mil para custear a cirurgia.
— Sabíamos da condição do Rafa desde o momento da adoção. E desde lá não paramos nunca, toda a semana temos que levá-lo a médicos. Esse tipo de cirurgia é feito em poucos hospitais especializados. Vamos precisar do valor também para o pós-operatório, que será caro, porque teremos que nos manter em Passo Fundo — explica o pai.
Demonstração de amor
Além de professor, Prudente é pastor, já liderou igrejas em Vacaria, Canoas e em Antônio Prado:
— Somos de uma organização que tem muitos projetos com orfanatos e com pessoas em situação de rua. Desde jovens tínhamos a vontade de adotar por estarmos ligado às crianças e por querermos mudar a vida delas.
O primeiro a ser adotado pelo casal carioca foi Rafael, em 2015, na época com cinco anos:
— Quando entramos na fila de adoção, queríamos uma criança de até cinco anos. Mas, durante o processo do Rafael, ele completou cinco anos e saiu dos nossos critérios. Aí, quando abrimos para crianças de até 10 anos, apareceram outros três irmãos: uma menina na época com 10 anos e dois meninos, um de cinco e um de um ano. Adotamos todos.
Como ajudar
Com qualquer valor para a chave pix: anjaisi@gmail.com para Angélica Ferreira Teles Prudente.