Após uma reunião realizada nesta semana com moradores do bairro de Galópolis, a prefeitura de Caxias do Sul anunciou a prorrogação do auxílio financeiro dado pelo município para cerca de 30 famílias que foram afetadas por deslizamentos de terra em maio e que ainda estão fora de casa. De acordo com o Executivo, serão disponibilizadas novas parcelas no valor de um salário mínimo até que elas possam voltar para seus imóveis. Na primeira etapa foram investidos R$ 3 milhões.
De acordo com a prefeitura, há cerca de 10 casas condenadas e que precisam ser demolidas, em outras há necessidade de remoção de terra nos terrenos. Em agosto foram iniciados estudos geológicos e geotécnicos na região do bairro. O levantamento vai avaliar os estragos causados pela chuva de maio na região e analisar as características do solo no bairro para propor ações preventivas.
Os técnicos analisam o solo de encostas, de ruas e até do Arroio Pinhal para identificar as características geológicas e indicar as medidas necessárias. Nerio Susin, geólogo da empresa, afirma que há expectativa para que uma parte do estudo fique pronta até o final deste ano. A prefeitura aguarda essa etapa para iniciar ações na região:
— Não temos como mexer antes de ter a segurança para colocarmos as máquinas nestes locais. Sabemos que tem casa ainda com terra, mas precisamos dessa certeza que o terreno não irá se movimentar. Precisamos aguardar os laudos técnicos para orientar os proprietários de como proceder com as limpezas de seus terrenos — diz o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti.