Com a chegada do fim do ano, muitas são as expectativas em relação ao clima no mês de dezembro. Segundo a Climatempo, a Serra deverá enfrentar temperaturas acima da média durante o próximo mês, com chuvas mais escassas.
Conforme o meteorologista Guilherme Borges, a tendência é que dezembro tenha temperaturas um pouco acima da normalidade do que é esperado para essa época do ano. Ele pontua que a média da temperatura máxima em dezembro ficará em torno de 26ºC em Caxias do Sul, um pouco mais elevada comparado aos meses anteriores. A mínima ficará em torno dos 16ºC.
Já em relação à tendência de chuva, o cenário será dentro da normalidade, um pouco abaixo da média, ficando em torno de 20 a 30mm a expectativa de precipitação para o mês, segundo Borges. O La Niña, evento climático de resfriamento do Oceano Pacífico que deixa as chuvas menos frequentes no Sul do país ainda não chegou. Previsto inicialmente para ocorrer depois do inverno, agora deve chegar no final de dezembro. Quando aparecer, deverá ser fraco e rápido, de acordo com a Climatempo. Mesmo assim, poderá impactar na frequência da chuva e na temperatura durante o verão.
— O fenômeno deve ser de curto prazo, de dezembro até fevereiro, pelo menos. Embora esse fenômeno seja fraco, vai aparecer gradativamente e deve ser pouco, não sendo significativo no Rio Grande do Sul. Em dezembro, a tendência é de neutralidade com o viés frio, e isso impacta diretamente o clima do continente — afirma Borges.
Apesar do atraso do La Niña e, consequentemente, a diminuição do volume de chuva, o setor da agricultura não será afetado. Borges acredita que essa não deve ser uma preocupação dos gaúchos desta vez, já que os efeitos não serão tão marcantes quanto foram na última vez que o fenômeno ocorreu.
— O período de plantio, para os produtores do Rio Grande do Sul, já passou, e com um período, pode-se dizer, de chuvas dentro da normalidade. O maior plantio ocorre entre setembro, outubro início de novembro. Então, já que tivemos um período de plantação bom. Agora, olhando para um cenário de chuva dentro da normalidade, isso vai ser bom para a agricultura, porque não vai chover demasiadamente como choveu no ano passado para prejudicar as culturas — projeta.
Para as pessoas que planejam aproveitar o Litoral, o clima será propício. De acordo com o meteorologista, serão dias de sol com temperaturas elevadas. A chuva será moderada, dentro da normalidade e bem distribuída ao longo do mês.