Com o tema A cultura italiana transformada em festa, a organização da Festa das Colheitas apresentou à comunidade, autoridades e imprensa o cartaz da sua edição de 2025. O evento, que ocorre entre os dias 7 e 23 de março no Centro de Eventos da Festa da Uva, marcará a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
O cartaz da festa foi criado pela equipe da agência Intervene Publicidade e Propaganda em português e em talian. A identidade visual apresenta elementos que traduzem a fartura da colheita na região. Ao fundo, uma mesa farta representa a produção abundante e o núcleo familiar presente. A cor verde representa o plantio e a natureza e a esperança de resultados positivos.
— O cartaz enaltece a simplicidade como uma virtude e traduz o orgulho da comunidade em torno de suas tradições. Assim, não só convida para a festa, mas também celebra o legado da colheita e da cultura que ele carrega. O aspecto essencial destacado no cartaz é a presença das frutas e verduras, que são a verdadeira alma da festa das colheitas — destaca Thiago Longhi, sócio da Intervene Publicidade.
Organizada pela Comissão da Festa da Uva e Feira Agroindustrial, a festa faz parte do calendário oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana.
O evento é baseado em sete pilares que conduzem as atividades realizadas. Entre eles, estão “La Nostra Storia”, fazendo a ligação com os aniversário emblemático da imigração italiana e sua relação intrínseca com a agricultura familiar; “La Nostra Terra”, onde os saberes do manejo do cultivo e do conhecimento popular são reverenciados; e “La Nostra Cucina”, homenagem à gastronomia típica, com receitas familiares que passam de geração em geração, sendo um dos elementos mais marcantes da Festa.
“La Nostra Gente”, que promove a convivência em comunidade celebrando a memória oral, o conhecimento popular e o capital humano e artístico, e “La Nostra Língua”, valorizando o talian, considerado patrimônio cultural imaterial reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ainda, há “La Nostri Mani”, celebrando o artesanato enquanto símbolo artístico e econômico, e “Le Nostro Raccolto”, enfatizando a colheita em si ao aproximar os visitantes do produtor rural.
— Uma das ligações principais da Festa das Colheitas foi, justamente, trazer os 150 anos da imigração italiana, que a gente começou a comemorar neste ano. A colonização e a imigração italiana têm tudo a ver com a colheita, com a produção que temos, então esse foi o laço que a gente enxergou e viabilizou o evento para março do ano que vem — explica Fernando Bertotto, presidente da Festa da Uva.
A Festa das Colheitas é um evento gratuito e comunitário realizado a cada dois anos. Em 2025, será entre os dias 7 e 23 de março, nas sextas-feiras, sábados e domingos, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. Com expectativa de um público de 80 mil visitantes, a programação prevê 30 famílias de agricultores, 60 expositores e 20 pontos de gastronomia, além de espaço vinícolas e diversas atrações artísticas e culturais.
A Festa das Colheitas é uma realização da Festa da Uva e Ministério da Cultura. O Financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Procultura RS. O patrocínio é do Grupo Andreazza (Andreazza e Vantajão), Sicredi Pioneira e apoio Mebrafe, CSG Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Petenatti e Sebrae.
O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Caliandra Paniz Troian, da Cali Gestão Cultural.