O projeto Cultura Zen, lançado em Carlos Barbosa pelo artista Leandro Zen, busca levar práticas de meditação, arte e autoconhecimento para cerca de 2,8 mil estudantes da rede municipal de ensino. A ação, que conta com apoio da secretaria de Educação, inclui atividades baseadas nos livros O Conto do Sábio Chinês e Zen Stress – Em Busca da Liberdade, de Zen, que contam com ilustrações de Fiama Alejandria e Thaís Sobrinho.
As obras, distribuídas para alunos de seis a 14 anos, abordam a meditação e desenvolvimento emocional, enquanto professores conduzem atividades pedagógicas para trabalhar esses temas em sala de aula. Dentro do cronograma do projeto estão programadas visitas de Zen e Thaís nas escolas para oficinas de música e colagem. Inspirado por memórias de infância e por sua prática pessoal de meditação, o artista espera, com o Cultura Zen, instigar os estudantes:
— Quando criança, eu costumava meditar no jardim, no quarto e no sofá da sala. Mesmo sem entender exatamente o que estava fazendo, sempre me senti bem nesses momentos sem pensar em nada.
Desenvolvido pela Produtora Mantra Cultural e financiado pela Lei Paulo Gustavo e pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, a iniciativa ocorre em 17 escolas da rede municipal, 10 de educação infantil e sete do ensino fundamental. Cerca de 250 professores receberão os livros para elaborar atividades pedagógicas com os alunos.