Após as críticas do candidato Maurício Scalco (PL) durante o debate da Rádio Gaúcha sobre obras de pavimentação do governo Adiló, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) divulgou uma nota nesta terça-feira (15) a respeito dos asfaltamentos em ruas que possuem calçamento com paralelepípedo.
Segundo a nota da SMOSP, as intervenções integram um projeto de modernização da cidade. A secretaria argumenta que as "obras seguem critérios técnicos específicos", diferentes dos adotados nas ruas com pavimentação já existente.
Durante o debate, Scalco criticou a pavimentação de ruas "sem planejamento", o que levaria, na avaliação dele, de aplicação de asfalto em ruas sem projeto de drenagem.
Conforme a pasta, as ruas previamente selecionadas para receber melhorias estão passando por um processo preparatório. As vias estão recebendo uma camada perfiladora, que corrige o nivelamento dos paralelepípedos e adequa a base para a camada definitiva do asfalto.
A secretaria indica que essa etapa “é fundamental para evitar desníveis que possam comprometer o escoamento de água para as canaletas e bocas de lobo, prevenindo a formação de poças e o desgaste precoce do asfalto”. Segundo a nota, após terminado o processo, a camada final de asfalto será aplicada e a sinalização refeita.
Ainda, a prefeitura afirmou que vias de mão dupla, como a Rua Antônio Ribeiro Mendes, no bairro Santa Catarina, receberam sinalização provisórias para guiar o fluxo de veículos. No entanto, a sinalização definitiva será feita depois da pavimentação ser finalizada.