Três pontos da BR-116 em Caxias do Sul já voltaram a ter controle de velocidade por lombadas eletrônicas. Os aparelhos foram reposicionados no Km 136, em Parada Cristal, no km 144, próximo ao entroncamento com a Rota do Sol, e no km 151, no bairro Planalto. Pelo menos outros quatro pontos ainda devem receber novos controladores. O km 148, na chamada "curva da zona", não tem controladores atualmente e deve receber nos próximos meses.
A substituição ocorreu por conta do fim do contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa que fornecia os equipamentos anteriores. Uma nova parceria já foi firmada em abril com validade de cinco anos.
De acordo com o engenheiro da unidade do Dnit de Vacaria, Daniel Bencke, os três controladores em operação já passaram por aferição por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por conta disso, eles já são capazes de autuar eventuais excessos de velocidade. A instalação nos demais pontos vai ocorrer de forma gradual, já que é preciso cumprir normas técnicas para ativação.
— O prazo do contrato prevê a completa instalação em todos os equipamentos no estado do RS até setembro de 2025. Entretanto, conforme os projetos vão sendo aprovados, a empresa pode começar a instalação — explica Bencke.
Os pontos onde já foram retiradas as lombadas antigas e atualmente aguardam a implantação dos novos aparelhos são o km 142, na entrada do bairro Jardim Eldorado, o km 154, no acesso ao bairro Santos Dumont, no km 155, no acesso ao bairro Santa Corona e no km 171, em Vila Cristina.
Na maior parte dos pontos, a velocidade máxima é de 60 quilômetros por hora. Alguns deles, contudo, tem limites menores, como no acesso a Santa Corona, com 40 quilômetros por hora.
Locais de instalação
- Km 136 - Parada Cristal: em operação em um dos sentidos
- Km 142 - entrada do bairro Jardim Eldorado: aguardando instalação
- Km 144 - próximo ao viaduto da Rota do Sol: em operação
- Km 148 - na chamada "curva da zona": novo equipamento, ainda sem data de instalação prevista
- Km 151 - após a saída da Rua Angelina Michielon, no bairro Planalto: em operação. Outro controlador no sentido contrário ainda não foi substituído
- Km 154 - após o trevo da Avenida São Leopoldo, em direção a Galópolis: aguardando instalação
- Km 155 - acesso ao bairro Santa Corona: aguardando instalação
- Km 171 - Vila Cristina: aguardando instalação