Motoristas que transitam na BR-116, em Caxias do Sul, notam que as lombadas eletrônicas estão sendo retiradas do trecho, seja em direção a Ana Rech ou Vila Cristina. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os medidores de velocidade estão em processo de substituição. Por conta do fim de contrato com a empresa que operava os antigos equipamentos no Estado, uma licitação precisou ser realizada. Uma nova operadora já está atuando e a expectativa da autarquia é de que os novos aparelhos entrem em operação a partir de setembro.
A retomada dos equipamentos será de forma gradual, de acordo com a autarquia. Em nota, o Dnit explica que a prioridade será para os que existiam nos contratos anteriores. Depois, novos pontos da rodovia devem ganhar aparelhos. A instalação completa deve levar um ano. O órgão federal não detalha o cronograma ou quais seriam os novos trechos. Conforme o comunicado, pode ocorrer atrasos pela situação do Estado, por conta da chuva de maio.
O contrato anterior mantinha 12 medidores (seis em cada sentido) no perímetro de Caxias da BR-116. Os aparelhos antigos já foram retirados. Eles estavam localizados nas regiões de Parada Cristal, Jardim Eldorado, Planalto, Santa Corona e Vila Cristina.
O contrato com a nova operadora tem duração de cinco anos, válidos desde abril deste ano. A assessoria de imprensa do Dnit explica que a operação dos medidores de velocidade depende ainda da elaboração dos estudos técnicos pela empresa, aprovação da autarquia, instalação dos equipamentos e aferição do Inmetro.