O início da atualização de placas de identificação de ruas em Caxias do Sul, nesta terça-feira (22), teve um contratempo. A origem da Rua Sinimbu trouxe uma informação equivocada. Conforme a concessionária Imobi All Space Infront Spe S/A, uma nova placa já está em produção e será instalada nesta quarta-feira (23).
Na placa instalada na terça, a primeira junto com a da Rua Doutor Montaury, no cruzamento entre elas, havia a informação de que a Rua Sinimbu seria uma homenagem ao município de mesmo nome do Estado.
Porém, registros históricos dão conta de que a rua é em homenagem a João Lins Vieira Cansansão de Sinimbu, nascido em Alagoas e que foi presidente da então província do Rio Grande do Sul, de 2 de dezembro de 1852 a 1º de julho de 1855. Historicamente, ele é conhecido como Visconde de Sinimbu (veja abaixo mais sobre o personagem histórico).
Como funciona a pesquisa
O gestor do contrato da concessionária, Raul Gomes de Oliveira Neto, explica que a informação de origem é buscada na legislação da nomenclatura. Se ela não existir, a busca segue para arquivos da prefeitura e, depois, para a internet. No caso da Rua Sinimbu, Neto acredita que houve um engano:
— Existe essa rua aqui na cidade de Porto Alegre também e é em homenagem ao município de Sinimbu. No momento da produção, a pessoa responsável deve ter pesquisado na lei e não encontrou, pesquisou talvez no site da prefeitura e não encontrou e mandou com essa nomenclatura da mesma coisa daqui de Porto Alegre.
Neto lembra ainda que a concessionária está com canal aberto com a população em caso de alguma correção ou até alerta em caso de alguma placa ser danificada. O contato pode ser feito pelo Alô Caxias ou pelo telefone (54) 3025 5775.
A prefeitura também realiza fiscalizações com a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp).
A concessão
A partir de uma parceria público-privada, a prefeitura busca implantar e manter cerca de 20 mil novas placas. A concessionária responsável pelo serviço é formada pelas empresas Grupo Imobi, de Porto Alegre, Infront Mídia Comércio e Representações Ltda, de Caxias do Sul, e a All Space Propaganda e Marketing Ltda, de São Paulo.
O contrato, que tem duração de 20 anos, não tem custos para a prefeitura, uma vez que a concessionária poderá explorar espaços publicitários no topo das placas.
Para ter o direito de explorar o serviço, a concessionária precisou pagar R$ 1,3 milhão de outorga. Ao longo do contrato, ela também terá que destinar 2% da receita bruta anual à administração municipal.
Quem foi Visconde de Sinimbu
Conhecido como Visconde de Sinimbu, ele foi presidente das províncias de Alagoas, de 30 de outubro a 3 de novembro de 1838 e de 10 de janeiro a 18 de julho de 1840; de Sergipe, de 16 de junho a 1° de julho de 1841; do Rio Grande do Sul, de 2 de dezembro de 1852 a 1º de julho de 1855; e da Bahia, de 1856 a 1858.
Entrou para o Senado Vitalício. Presidiu ainda o 27º Conselho de Estado, ocasião em que ocupou interinamente alguns ministérios, de 1878 a 1880. Ele também era bacharel em leis pela Faculdade de Olinda e estudou na Europa. Em 1888, recebeu o título de Visconde de Sinimbu. Neste mesmo ano, atacado da doença beribéri, renunciou à presidência do Senado vitalício e encerrou a vida parlamentar. Morreu em 21 de dezembro de 1906. As informações são do Arquivo Histórico João Spadari Adami.