A concessionária Imobi All Space Infront Spe S/A iniciou, na manhã desta terça-feira (22), a implantação e substituição de placas de identificação de ruas em Caxias do Sul, por meio de uma parceria público-privada (PPP). O consórcio é formado pela Imobitarget Comunicação Visual Ltda (Grupo Imobi), pela Infront Mídia Comércio e Representações Ltda e pela All Space Propaganda e Marketing Ltda. O primeiro ponto a receber as novas sinalizações foi o cruzamento das ruas Sinimbu e Dr. Montaury, no centro.
As novas placas têm dimensões maiores do que as antigas, com 70 centímetros de largura e 30 centímetros de altura. Além do nome da rua de forma resumida e completa, CEP e numeração das construções, os identificadores vão apresentar informações relativas àquela denominação. No caso de um personagem histórico, por exemplo, vai haver a explicação de quem foi a pessoa.
Na Rua Sinimbu, os dizeres apontam para “município do estado do Rio Grande do Sul”, sem referência a João Lins Vieira Cansansão de Sinimbu, nascido em Alagoas, que foi presidente da província da então província do Rio Grande do Sul, de 2 de dezembro de 1852 a 1º de julho de 1855.
Raul Gomes de Oliveira Neto, gestor do contrato da concessionária, diz que as informações são consultadas na legislação de nomenclatura, ou em buscas na internet.
— Neste caso da Rua Sinimbu, não tinha nada na legislação, e foi seguido um padrão que é o mesmo de Porto Alegre, que existe a Rua Sinimbu e é uma homenagem ao município de Sinimbu, por isso que foi essa nomenclatura para essa rua específica — explica Neto.
Já a placa da Rua Dr. Montaury explica que foi “intendente da Capital de 1897 a 1924”. Neto ainda ressalta que, caso a população encontre alguma nomenclatura errada, pode entrar em contrato com a empresa para ajustes, pelo Alô Caxias ou pelo telefone 54 3025 5775.
Execução do contrato
Com a PPP, a concessionária deverá implantar e manter mais 20 mil placas de identificação de ruas em todos os cruzamentos do município, tanto na área urbana, quanto na zona rural. A remuneração pelo serviço será pela exploração de espaços publicitários, sem despesas para o poder público. O contrato tem duração de 20 anos
Do total de placas previstas, 2.495 serão fixadas em postes próprios em cruzamentos — são os chamados conjuntos toponímicos — e outras 16.495 deverão ficar em postes de energia ou construções. O prazo para implantação de todas as placas é de dois anos, mas metade precisa ser fixada ainda no primeiro ano de contrato. A empresa manterá equipe de plantão e reparar placas danificadas em até dois dias, em caso de manutenção, ou em 24 horas, em casos emergenciais, como acidentes.
Para ter o direito de explorar o serviço, a concessionária precisou pagar R$ 1,3 milhão de outorga. Ao longo do contrato, ela também terá que destinar 2% da receita bruta anual à administração municipal.