A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) inaugurou, neste mês, uma fábrica própria para a produção de placas de sinalização. A sede fica no Parque de Engenharia, no bairro Monte Bérico, em Caxias do Sul. O investimento foi de aproximadamente R$ 270 mil em equipamentos. Com isso, o tempo de produção e fabricação dos materiais cai de 45 dias para 30 minutos.
De acordo com a CSG, são consumidos cerca de dois mil metros de sinalizações por mês, o que equivale a 1,5 mil placas para substituir materiais vandalizados, roubados e danificados, além de novas sinalizações.
A fábrica da concessionária foi equipada com uma impressora industrial para logos, duas máquinas de recorte, três calandras pneumáticas e três laminadoras a quente.
— Nos últimos seis meses visitamos empresas e avaliamos a viabilidade de realizarmos essa operação. Firmamos uma parceria com uma companhia de películas adesivas que vai nos fornecer um produto de excelente qualidade e durabilidade. São investimentos que refletem também na segurança dos nossos clientes e, principalmente, dos trabalhadores que estão nas rodovias, fazendo com que tudo ande da melhor maneira possível — diz o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
De acordo com Cleber Santos, diretor operacional da CSG, a fábrica não prestará serviços para outras empresas, sendo exclusiva para uso da concessionária. O funcionamento é em apenas um turno do dia, mas, segundo ele, é o suficiente para atender a demanda.
Antes da abertura, a concessionária contava com parceiros que faziam a confecção das finalizações. Essas parcerias não foram desfeitas, mas a CSG optou por um modelo mais ágil de atendimento à comunidade. De acordo com Santos, as sinalizações não precisam passar por aprovação de nenhum órgão de trânsito.
— Essas placas têm uma parametrização já definida, que são regras claras, e alguns softwares na fábrica já possuem essa modelagem definidas de acordo com as regras. Também possuímos equipamentos para que a gente imprima o conteúdo em uma película que atenda às regras. Fazemos inspeções de qualidade antes de ir para o campo — explica Santos.
A CSG administra rodovias da Serra gaúcha e Vale do Caí.