Uma iniciativa do setor privado está entregando as chamadas casas solidárias para famílias que perderam as residências na chuva de maio. A ação partiu do Front Grupo e da indústria madeireira Mademape, do Paraná. Juntaram-se a eles arquitetos da Serra, integrantes da Associação Sala de Arquitetos, de Caxias do Sul. No momento, 10 unidades já foram entregues em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, em agosto. A cidade deve receber mais 10 e haverá entregas ainda em Muçum, Encantado e Estrela. O investimento em cada um dos imóveis é de R$ 25 mil.
A entidade caxiense está em diferentes frentes do ação solidária. Entre eles, a elaboração do projeto do mobiliário sob medida, mobilização de parceiros, além da viabilização da produção dos móveis e aquisição de colchões por meio de doações. O presidente da Sala de Arquitetos, Enio Stumpf, conta que os profissionais atuaram ainda ao lado de um grupo de voluntários, ajudando também na limpeza, na montagem e na organização dos móveis, eletrodomésticos e utensílios. A ação recebeu doações de diversos Estados.
— O objetivo foi proporcionar não apenas móveis, mas um ambiente acolhedor e seguro para essas pessoas que passaram por momentos tão difíceis. A dedicação dos parceiros foi tamanha que os tutores de animais de estimação receberam também um kit pet, com caminhas, prato de alimentação e de água e ração — relata Stumpf.
Para as entregas, o Grupo Front contatou as prefeituras das cidades atingidas para oferecer as residências, em áreas cedidas pelo poder público. As famílias foram selecionadas a partir da assistência social do município, tendo o critério principal da vulnerabilidade social.
A arquiteta Gabriela Meletti detalha que as famílias que receberam as casas souberam apenas um dia antes da entrega. Para Gabriela, foi emocionante:
— Então, a emoção foi maior, elas estavam sem acreditar. As lágrimas de todos foram inevitáveis. Cada casa foi construída e mobiliada, entregue, inclusive, com lençóis nas camas e cestas básicas nos armários. As expressões das pessoas eram de gratidão e, ao mesmo tempo, de surpresa por receberem tudo aquilo.
Mais ações no Estado
Os arquitetos também atenderam moradores de Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Encantado e Roca Sales, em outra iniciativa. A Sala de Arquiteto realizou a doação de balcões de banheiro — confeccionados em marcenaria, tampos em granito e cubas de louça. Os materiais foram doados ou adquiridos com os valores doados à entidade em campanha organizada no início do evento climático.
O presidente da Sala dos Arquitetos lembra que os projetos, além de atender necessidades imediatas, promovem um sentimento de esperança entre os moradores atingidos:
— Além de atender às necessidades imediatas, os projetos visaram fortalecer a comunidade, promovendo um sentimento de esperança entre os moradores. A ação reflete um compromisso com a reconstrução das vidas afetadas pelas enchentes, demonstrando que a solidariedade faz a diferença, principalmente, em tempos de crise.