A chegada de uma frente fria acompanhada de chuva e neblina fez mudar o clima da Serra nesta segunda-feira (29). A região, até o início do domingo (28), vinha de um período com tempo firme e temperaturas próximas aos 20ºC. Quando a chuva cessar, no entanto, as mínimas previstas para Canela e Bento Gonçalves, por exemplo, de acordo com a Climatempo, não passarão dos 9ºC.
Essas duas cidades registraram as menores temperaturas mínimas da Serra nesta segunda-feira. O município da região das Hortênsias teve a menor delas, 7,4ºC, enquanto em Bento Gonçalves a mínima foi de 8,2ºC.
Nos Campos de Cima da Serra, o frio chegou depois dos termômetros marcarem máximas de 20ºC em Vacaria, Cambará do Sul e São José dos Ausentes no domingo. A temperatura baixou mais de 12 pontos nos municípios que amanheceram nesta segunda com mínimas próximas aos 8ºC.
A variação térmica observada na Serra confirma o alerta emitido no final da semana passada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que chamou a atenção para o declínio de temperatura em todo o Rio Grande do Sul nessa semana.
Sem chuva, mas com maior nebulosidade prevista para a terça-feira (31), o tempo seco e céu aberto retornam à região na quarta-feira (31).
Previsão para esta terça-feira na Serra:
Veranópolis:
Máxima de 18ºC, mínima de 9ºC
Sol com algumas nuvens, não chove.
Bento Gonçalves:
Máxima de 18ºC mínima de 6ºC
Sol com algumas nuvens, não chove.
Vacaria:
Máxima de 16ºC mínima de 6ºC
Sol com algumas nuvens, não chove.
Canela:
Máxima de 17ºC mínima de 6ºC
Sol com algumas nuvens, não chove.
Cambará do Sul:
Máxima de 17ºC mínima de 8ºC
Sol com algumas nuvens, não chove.