Se as condições climáticas colaborarem, a expectativa da prefeitura de Caxias do Sul é de que as obras de pavimentação asfáltica na Estrada Municipal Ernesto Suliani, conhecida como Estrada Velha, que liga Caxias do Sul a Flores da Cunha, sejam concluídas em oito meses, ou seja, até fevereiro de 2025. A assinatura da ordem de início dos trabalhos foi realizada na manhã deste sábado (22), no ponto onde está localizada a placa de divisa entre os dois municípios.
Conforme a prefeitura, o trecho a ser asfaltado tem cerca de um quilômetro de extensão, e trata-se de uma demanda antiga da comunidade. As obras serão executadas pela empresa Dalfovo Construtora Ltda. O investimento do município é de cerca de R$ 3,6 milhões e a fiscalização fica a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).
— Os R$ 3 milhões para essa obra fazem parte de um financiamento junto à CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe). Justamente foi encaixado porque, com o aumento do dólar na época, a gente conseguiu viabilizar algumas obras a mais, e essa faz parte desse pacote junto com algumas outras que vão ser licitadas nos próximos dias — disse o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico.
A Estrada Velha é uma importante ligação dos bairros Belo Horizonte, Santa Fé, Vila Ipê, Parque Oásis, Jardim Iracema, Serrano e Santo Antônio, além de ser rota alternativa ao município de Flores da Cunha.
De acordo com Franco Parmeggiani, engenheiro da empresa Dalfovo, responsável pela obra, o início imediato dos trabalhos se dará dentro de 15 dias após a assinatura da ordem de início da pavimentação asfáltica.
— Agora, de início, iremos proceder com a demarcação topográfica, fazer levantamentos e todos os ajustes de traçado para iniciar com o serviço de terraplanagem, onde vamos verificar como é que está o solo embaixo e ver se precisa fazer alguma substituição. Fazemos os alargamentos, os cortes e os aterros da estrada para dar conformidade nela. Depois, procedemos com a drenagem e, posteriormente, a última parte, que é a de pavimentação — detalhou o engenheiro.
Ao menos 30 estradas do interior com problemas
O interior de Caxias do Sul continua sentindo os efeitos das severas chuvas que atingiram o Estado em maio e também as precipitações desta última semana. A prefeitura estima que ao menos 30 estradas distribuídas em 10 localidades estejam com bloqueios parciais ou totais.
Conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, o volume de chuva registrado nos últimos meses tem dificultado os trabalhos de reparos.
— Fica difícil para a gente conseguir avançar. Mas está tendo muito retrabalho em função das fortes chuvas. Mesmo assim, temos esperança que esse tempo equilibre e que a gente consiga, logo ali na frente, dar a volta, pelo menos, para dar uma passagem para os agricultores e moradores destas localidades – destaca Soletti.