O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha há uma semana na instalação de uma ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A estrutura está sendo montada em um desvio da BR-116, que fica entre Vila Cristina e São José do Caí, comunidade de Nova Petrópolis. A ponte será utilizada como alternativa até que a principal ligação dos municípios sobre o Rio Caí seja reformada, já que a BR-116 teve a estrutura comprometida após a forte chuva de maio.
O superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, informou que na última semana, entre o dia 25 e este sábado (1º), os trabalhos se concentraram na construção da cabeceira da ponte em ambos os municípios. Após, em data ainda indefinida, haverá a chegada do Exército para a instalação da estrutura metálica.
— Neste sábado há maquinários trabalhando no local. O Exército ainda não está atuando, porque estamos fazendo a cabeceira da ponte em pedra antes — afirmou Silva.
Quando estiver concluída, a ponte será de via única, com 60 metros de comprimento. Cada lado de sustentação terá cerca de 15 metros. Para acessar a travessia, o motorista precisará fazer um desvio de cerca de 2,2 quilômetros, saindo da BR-116 na entrada de Sebastopol. Do lado de Caxias, o condutor percorrerá 1,5 quilômetro até chegar à travessia. Depois da ponte, são mais 700 metros por uma estrada de chão batido na comunidade de São José do Caí, no lado de Nova Petrópolis, até retornar à rodovia federal.