Um dos homens que auxiliou no resgate de um menino em um incêndio, em Farroupilha, relembrou o salvamento em entrevista à Rádio Gaúcha, na tarde desta sexta-feira (17). Darlan Jesus é o homem que aparece subindo em uma escada e resgatando a criança que estava encurralada no canto da sacada, enquanto a parte interna do imóvel era consumida pelo fogo.
A ocorrência foi registrada na manhã de terça-feira (14) em um edifício na Rua Luiz Ornaghi, no Centro. A mãe do menino ficou ferida e está internada na UTI.
Darlan Jesus integra o Resgate Voluntário de Farroupilha e conta que chegou ao local do incêndio com o Corpo de Bombeiros. Inicialmente, eles tentaram entrar pela porta do apartamento (no quarto andar), contudo, havia muita fumaça escura e fogo.
— Estava muito quente. Não conseguíamos enxergar nada. Então decidimos tentar (acessar) por baixo — relembra.
A escada que aparece nas imagens — gravadas pelo vizinho da frente — foi emprestada por uma equipe de pintura.
— A criança estava bem assustada por causa do calor do fogo. Tivemos que conversar com ela. Dentro do apartamento, a gente ouvia o choro. Isso nos cegou — ressalta Darlan, acrescentando que, inicialmente, achou que o resgate era para um casal de idosos.
O resgatista diz que sentiu medo da altura, mas que o instinto e a necessidade de agilidade falaram mais forte. Após ser retirado do apartamento, o menino foi encaminhado para atendimento médico e já recebeu alta.
Mãe segue na UTI
Conforme os bombeiros, a mãe da criança, uma mulher de 38 anos, também foi socorrida e levada ao Hospital São Carlos com queimaduras. A casa de saúde confirmou que 63% do corpo dela foi queimado. Ela foi entubada para proteger as vias aéreas e segue internada na UTI. O estado de saúde dela foi classificado como "estável".