Famílias de Caxias do Sul que foram afetadas pela chuva de maio podem entrar em contato com a prefeitura para solicitar o Auxílio Reconstrução, do governo federal. Moradores que foram desalojados ou desabrigados podem receber o valor de R$ 5,1 mil em parcela única. O município já encaminha os dados de quem foi atendido por FAS/Cras/Creas, Secretaria Municipal da Habitação e Defesa Civil. Conforme o governo, já são quase 44,5 mil famílias de todo o Estado habilitadas a receber o benefício. Ainda não há uma estimativa para Caxias.
Se houver a necessidade de complementar alguma informação, a prefeitura entrará em contato com as famílias já atendidas. Do outro lado, os moradores que não foram atendidos previamente e não cadastraram-se podem entrar em contato pelo WhatsApp (54) 98418-8476 (apenas mensagens) para orientações e posterior envio dos dados.
A chefe de gabinete da prefeitura, Grégora Fortuna dos Passos, observa apenas que as famílias em área de risco, como no Fátima (rompimento da barragem), Serrano (Vila Sapo), Galópolis e de Vila Cristina, serão atendidas diretamente pela prefeitura.
— Não há necessidade destes moradores nos procurarem. Em breve, uma equipe será deslocada para estas áreas para atendimento e cadastramento dessas famílias — afirma Grégora.
De acordo com a assessoria da prefeitura, não existe necessidade de ir até a sede administrativa neste momento. As dúvidas serão respondidas pelo aplicativo de mensagem. Após o cadastro, os moradores podem acompanhar o andamento do benefício pelo gov.br.
O que é o Auxílio Reconstrução?
É um apoio financeiro do governo federal, no valor de R$ 5,1 mil, para famílias do Rio Grande do Sul desabrigadas ou desalojadas residentes em áreas efetivamente inundadas, parcial ou totalmente, ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos no Estado.
Para que serve o auxílio?
É uma ajuda do governo federal para a compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios que as famílias perderam em decorrência das chuvas.
Quem pode receber o auxílio?
Famílias desalojadas ou desabrigadas residentes em áreas integralmente inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos nos municípios que tiveram situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo governo federal.